A primeira fase do Campeonato Sul-Mato-Grossense termina no próximo domingo (2), com todos os jogos às 15h. Com oito rodadas completas, a competição tem dois times com a situação definida, coincidentemente, ambos “Azulões”: embalado com seis vitórias, o Ivinhema já está garantido no G2, zona de classificação direta para fase semifinal. Por outro lado, com seis derrotas consecutivas, o Aquidauanense volta para a Série B após sete temporadas.
O Azulão do Vale, depois de dois jogos irregulares no início, deslanchou com vitórias sobre Operário, DAC, Águia Negra, Coxim, Corumbaense e a última com 2 a 0 sobre o Naviraiense, que, de quebra, jogou o rival para zona de rebaixamento. Com 19 pontos, só não tem a primeira posição definida por detalhes matemáticos, já que, para que isso não acontecesse, teria que sofrer uma improvável goleada para o Costa Rica, enquanto, igualmente, o Operário precisaria impor grande vantagem de gols sobre a Portuguesa/FC Pantanal.
Já o Azulão da Princesa, decepcionou. Até chegou a golear o Coxim na segunda rodada, mas depois, sofreu derrotas para todos os adversários, incluindo uma goleada por 6 a 0 para o Águia Negra, a maior da competição até agora. Tem apenas quatro pontos e não consegue mais deixar a zona de rebaixamento, sendo obrigado a disputar a Série B em 2026.
Outras posições
Os demais oito clubes estão em busca de pontos para definir suas posições na classificação. Segundo colocado com 16 pontos, o Operário tem disputa direta por lugar no G2 com o FC Pantanal, com 15 pontos. Quem vencer, termina na segunda posição e vai direto para semifinal. Em caso de empate, os dois podem ficar fora se o DAC vencer o Aquidauanense.
O quinto colocado é o Costa Rica, com 11 pontos e classificação garantida. Para se manter na posição, precisa, pelo menos, de um empate com o líder Ivinhema, fora de casa.
A disputa pela sexta vaga na próxima fase também tem uma briga acirrada. Águia Negra e Corumbaense, ambos com oito pontos, se enfrentam e o vencedor avança. Se empatarem, a vantagem é do time de Rio Brilhante, mas se o Coxim bater o Naviraiense, fica com a vaga.
Coxim, com sete pontos, e Naviraiense, com seis, lutam também contra o rebaixamento em confronto direto na última rodada. Quem vencer, escapa, e, em caso de empate, cai o Jacaré do Conesul.