A data mais romântica do ano – Dia dos Namorados – deve aquecer não somente os relacionamentos, como o bolso dos comerciantes de Dourados. Pesquisa feita pela Fecomércio (Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo) de Mato Grosso do Sul, revela que R$ 30.930.820 deverão ser ‘injetados’ na economia local.
O valor é praticamente o dobro do movimentado com a data no ano passado, que foi de R$ 15.957.325, ou seja, uma diferença de 94%.
Entre os pesquisados, 58% disseram que vão presentear e os mesmos 58% afirmaram que vão comemorar. O gasto médio com as duas ações deverá ser de R$ 244,19 e R$ 207,42, respectivamente. Este ano os apaixonados pretendem tirar mais a mão do bolso, isso porque em 2022, a pesquisa mostrou que o gasto médio foi de R$ 208,16 (presentes) e R$ 193,18 (comemorações).
Ainda de acordo com o levantamento da Federação, o comércio da maior cidade do interior do Estado deverá receber R$ 16.724.736 com as compras de presentes, quase o dobro do ano passado, quando foram movimentados R$ 8.914.708.
Cenário semelhante com as comemorações, que deverão ‘injetar’ 14.206.084, sendo que em 2022 foram R$ 7.042.617.
Data vai movimentar 56% a mais que em 2022 na economia de MS
A pesquisa da Fecomércio também mostrou que o Dia dos Namorados deve movimentar R$ 371,21 milhões na economia sul-mato-grossense, montante 56% maior que em 2022.
De um gasto médio de R$ 431,65, são referentes aos presentes R$ 234,17 e R$ 197,48 referem-se às comemorações. “Há um aumento significativo no percentual de pessoas que irão comemorar e presentear no Dia dos Namorados. Quando falamos em gasto médio, o destaque principal fica para os presentes”, disse a economista Regiane Dedé de Oliveira.
Desta vez a qualidade foi apontada como fator preponderante, por 38,37% dos entrevistados, seguida da escolha do parceiro (34,76%) e as vitrines (17,7%). As propagandas (3,85%) seguem praticamente empatadas com as dicas de familiares (3,77%).
Quanto ao presente escolhido, se sobressaem as roupas (29,31%), perfumes (25,54%) e calçados (14,99%). Outro ponto de atenção para o comerciante é que 68,26% vão pagar à vista, por isso esperam desconto; 30,65% pretendem parcelar as compras e para 8,54% o atrativo principal para concretizar a compra será um bom atendimento.
Sobre as comemorações, 48% pretendem fazer uma refeição fora de casa, em um restaurante, bar ou lanchonete e 26% farão a refeição em casa. No total, 60,27% disseram que vão presentear na data e 55,07% que irão comemorar.
Entre os que não vão presentear na data, a maioria, 59,72%, informaram que o motivo é não estarem namorando, outros 15,88% não comemoram a data e 8% informam estar sem dinheiro.