Após quatro anos de espera, voos comerciais voltaram a operar em Dourados nesta segunda-feira (8/9). O avisão Airbus A319, da Latam Arilines, saiu do Aeroporto Internacional de Guarulhos trazendo 115 passageiros, entre eles, o prefeito Marçal Filho que foi neste domingo (7/9), a São Paulo para acompanhar o primeiro voo comercial à maior cidade do interior do Estado.
O avião pousou por volta de 8h30 no Aeroporto Francisco de Matos Pereira.
Ao desembarcar, Marçal Filho estava com a bandeira do município nos ombros e participou de cerimônia no saguão do aeroporto. Ele destacou que em apenas oito meses de gestão, foi possivel organizar o aeroporto e retomar os voos comerciais.
“Sem palavras para descrever o que estou sentindo neste momento. Em apenas oito meses de gestão, conseguimos organizar o aeroporto para a retomada dos voos comerciais. Nos envergonhava muito a segunda maior cidade do estado não ter aeroporto funcionando", afirmou o prefeito Marçal Filho.
Em maio, foi anunciada pelo governador Eduardo Riedel a ligação entre Dourados e o Aeroporto Internacional de São Paulo. No mesmo dia, ele anunciou o voo entre SP e Bonito, que entrou em operação na quarta-feira (3/9).
Marçal ainda afirmou que as tratativas com outras companhias continuam para abrir novos voos entre Dourados e os grandes centros do país. “A demanda será grande, porque temos uma região imensa e muitas pessoas virão para Dourados para pegar os voos. Acredito que logo teremos voos diários. Não existe cidade que cresça sem aeroporto”.
Vale destacar que, por enquanto, a Latam fará três voos semanais – às segundas, quintas e sextas. O voo parte de Guarulhos às 7h45 e chega a Dourados às 8h40. O retorno a São Paulo ocorre às 9h20 com chegada às 12h25 no aeroporto paulista.
Novo terminal
Os embarques e desembarques acontecem no antigo espaço. Em junho deste ano, a Engetal Engenharia e Construções Ltda., com sede em São Paulo, venceu a licitação aberta pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul) e vai construir o terminal de passageiros.
A empresa apresentou proposta de construir o terminal por R$ R$ 38.699.999,73 e o prazo de execução é de 19 meses.
O novo terminal de passageiros está sendo feito em parceria entre os governos estadual e federal por meio do Ministério de Portos e Aeroportos e da Secretaria de Aviação Civil.
A maior parte dos recursos sairá do cofre federal através do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) anunciado em 2023, no primeiro ano do atual governo Lula.