A prefeitura de Dourados, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Juventude, ligada à Coordenação de Direitos Humanos e Cidadania e à Secretaria Municipal de Governo, lança oficialmente no próximo dia 12 de agosto, data em que se celebra o Dia Internacional da Juventude, o projeto “Juventude ao Trabalho”. A ação visa promover o acesso dos jovens do município à sua primeira experiência profissional, por meio da oferta de vagas de emprego, estágios e qualificação gratuita em diversas áreas do conhecimento.
O público-alvo do projeto são jovens com idades entre 15 e 29 anos, conforme estabelecido pelo Estatuto da Juventude. A proposta conta com a articulação de diversas instituições parceiras, como Senac, Senai, CIEE, Instituto João Bittar, Associação Comercial e Empresarial de Dourados, Casa do Trabalhador, entre outras, além de envolver a Rede Estadual de Ensino e a Secretaria Municipal de Assistência Social para garantir suporte completo aos participantes.
A estrutura do Juventude ao Trabalho contempla desde a inscrição digital dos interessados, com triagem estratégica para encaminhamento a oportunidades adequadas, até o atendimento individualizado para orientação sobre currículos, documentação e preparação para entrevistas. Também estão previstas ações de apoio aos universitários e a emissão do ID Jovem, em parceria com a Assistência Social, que fornecerá equipes técnicas para realizar o cadastro dos beneficiários no sistema do Cadastro Único, essencial para obtenção do benefício.
De acordo com o prefeito Marçal Filho, a iniciativa representa um marco na valorização da juventude douradense. “Nosso compromisso é com o futuro da nossa cidade, e isso passa diretamente pela inclusão e geração de oportunidades para os nossos jovens”, enfatizou. “O Juventude ao Trabalho é um projeto completo, que une qualificação, empregabilidade e cidadania, sem gerar gastos ao município”, prosseguiu. “É resultado de uma articulação eficiente entre os setores públicos e instituições parceiras que acreditam na juventude”, destacou o prefeito.
A construção do projeto contou ainda com alinhamentos com a Secretaria de Estado de Educação, por meio da Superintendência de Educação. Após reunião com os diretores das instituições estaduais sediadas em Dourados, foi estabelecido um canal permanente de comunicação entre a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Juventude e o corpo gestor escolar, garantindo o engajamento dos estudantes nas ações programadas.
O lançamento oficial será realizado no dia 12 de agosto, no auditório do Senac, à partir das 8h. Na ocasião, também será apresentada a nova composição do Conselho Municipal de Juventude, bem como os demais projetos em andamento pela Coordenadoria com escuta pública e o link para o formulário de inscrição.