A Sems (Secretaria Municipal de Saúde) concluiu, na última semana, capacitação em sala de vacina com 36 técnicos de enfermagem da rede básica. O curso, realizado em parceria com o Senac, foi ministrado pelo enfermeiro Edvan Marcelo Marques, gerente do Núcleo de Imunização, e começou no último dia 20 de maio, com 45 horas-aula.
Com a capacitação, esses profissionais de saúde estão aptos a também participarem das diversas campanhas de vacinação promovidas pela Sems, além do calendário regular da PNI (Plano Nacional de Imunizações). Atualmente, em Dourados, estão em andamento duas campanhas nacionais, seguindo orientação do Ministério da Saúde, com vacinas contra influenza (gripe) e da poliomielite (paralisia infantil). Além disso, o município é o único do Brasil com vacinação em massa contra a dengue, com a primeira dose ofertada até 31 de julho.
“Somente através de capacitação técnica é possível avançar e melhorar a oferta na prestação dos serviços de saúde. Com esse curso, a Sems aumenta a mão de obra qualificada para as diversas ações de vacinação que são oferecidas à população”, resume Edvan.
Todas as Unidades de Saúde de Dourados participam das campanhas específicas, como dengue, gripe e covid-19, e do calendário nacional de imunização. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Já as unidades dos bairros Jóquei Clube, Ildefonso Pedroso, Jardim Maracanã e Parque do Lago II atendem, sem interrupção, das 7h às 19h.