A prefeitura de Dourados, com o compromisso de investir na educação das crianças da Rede Municipal de Ensino, investe em projetos para atender as necessidades pedagógicas de toda rede.
Dentre todos os projetos, dois são destaques: “O Mundo Azul de Theo” e “Craque na Vida”.
“O Mundo Azul de Theo” tem como objetivo principal estimular professores, alunos e familiares a identificar, como agir e colaborar para a construção de ambiente saudável e inclusivo (dentro e fora da escola) para crianças com transtorno do espectro do autismo do primeiro ao segundo ano.
O projeto tem aplicação em mais de 10 estados, com resultados positivos, trazendo inclusão para toda comunidade escolar. Além das coleções literárias, há o apoio pedagógico especializado. A formação EAD (à distância) dos professores ocorrerá no início de junho, no intuito de oferecer todo suporte para que o projeto atinja seus objetivos.
Outro destaque é o projeto “Craque na Vida”, que vai atingir mais de 2,1 mil alunos do 6º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino de Dourados neste ano letivo.
O projeto engloba ações didático-pedagógicas para a identificação de habilidades, incentivo ao protagonismo, autopercepção e autoavaliação das condutas dos alunos, fatores que levam à melhoria de comportamento dentro e fora da escola.
Na prática, o projeto educacional utiliza-se de livros, suporte pedagógico e ferramentas tecnológicas que vão facilitar a identificação das habilidades e dos tipos de inteligências dos alunos.
O levantamento também mapeia o ambiente escolar e identifica as ameaças, como violências verbais e físicas. A partir dos dados coletados, a escola vai traçar ações para a melhorias, que vão desde ação de prevenção ao uso de drogas, à violência e ao bullying, até a melhoria nas relações sociais e interpessoais.
O secretário de Educação Carlos Vinícius da Silva Figueiredo destaca: “O projeto Craque na Vida não tem por objetivo apenas a prevenção ao uso de drogas e violência, mas também trabalha na transformação de comportamentos violentos, tanto dentro como fora das escolas. É um projeto multidisciplinar que trará resultados eficazes na vida de nossos alunos”.
Recentemente, o projeto foi iniciado em Campo Grande, com a proposta de atingir 29 mil alunos na Rede Municipal de Ensino.
Outros projetos
A coleção “Musicando” atende da pré-escola ao segundo ano e traz cantigas de roda e canções populares, valorizando a riqueza cultural e artística existentes no Brasil.
A coleção “A menina que não queria comer”, que tende do pré-escolar ao primeiro ano, tem por objetivo estimular professores, alunos, família e toda comunidade escolar a assumir hábitos alimentares e proporcionar a melhora do desenvolvimento dos alunos.
A coleção “Defensores da vida saudável” tem por objetivo estimular os alunos do 2° ao 5° ano a assumir hábitos saudáveis, demonstrando que os maus hábitos, se não corrigidos, acarretam distúrbios de saúde.
A coleção “Cores, formas, letras, números e coletânea para crianças” é direcionada ao pré-escolar e tem por objetivo oferecer os estímulos necessários para que a criança possa ampliar diversas habilidades, percepções e aptidões, bem como ajuda no desenvolvimento da criança, apresentando interação de trabalhar com exercícios lógico matemático, motores, linguísticos, dentre outros.
Há também a coleção “Outras histórias”, que conta a história e cultura afrobrasileira e indígena, para atender do 1° ao 9° ano, cujo foco é, além de contar a história de dois grupos específicos do país, trabalha o combate ao preconceito e à discriminação racial.
O kit Literário, cada um com seu jeito, atende do 3° ao 5° ano e tem por objetivo abordar dentro de sala de aula, questões relacionadas às diferenças individuais e à autoestima.
E por fim, a coleção “Aprender fazendo” tem por objetivo principal trabalhar as séries iniciais e promover o desenvolvimento de habilidades ortográficas e contribuir para o processo de alfabetização. Os materiais estão distribuídos nas bibliotecas escolares para aplicação nos projetos.
Segundo o secretário de Educação, agora os professores serão preparados com formação continuada para desenvolver a ação com curso on-line, no início do mês de junho. Após a formação, eles estarão aptos para fazer a mediação dos processos educativos.