A prefeitura de Dourados, por meio da Semed (Secretaria Municipal de Dourados), reuniu os diretores das Escolas Municipais e coordenadores dos Ceims (Centro de Educação Infantil) para receberem orientações das forças policiais sobre o Protocolo de Segurança. A ação contou com a presença da Polícia Militar, Civil e GMD (Guarda Municipal de Dourados), além da secretária de educação, Ana Paula Benitez Fernandes e do Procurador-geral do Município, Paulo César Nunes.
O major da PM, Nelson Vieira, afirma que as informações que circulam nos últimos dias em Dourados são falsas. “Felizmente são informações infundadas, não há nada de concreto até agora, apenas a propagação do pânico na comunidade escolar. Todos os acionamentos no 190 estão sendo verificados e não constatamos nada que relacione Dourados nessas ameaças. Muitas inclusive são de replicação continuada de mensagens que chegam de outras localidades do Brasil que, eventualmente, tenham escolas com os mesmos nomes ”, destacou.
Também presente na reunião, o delegado de Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Adilson Stiguivtis Lima, reforçou que as forças de segurança estão trabalhando nas investigações e que estão sendo verificadas muitas mensagens fake news compartilhadas. “Todas informações falsas que estão sendo verificadas e checadas pela polícia civil. Estamos à disposição da população e caso tenham dúvidas podem procurar as unidades policiais”, informou.
Compartilhar mensagens, sem que se tenha certeza de sua veracidade, pode causar problemas com a Justiça.