A Vila São Braz, bairro da periferia de Dourados e onde se concentram boa parte das famílias em situação de vulnerabilidade social, foi beneficiada, no sábado (18), com as atividades desenvolvidas pela maior caravana de extensão universitária de Mato Grosso do Sul, o Programa Uems na Comunidade, que levou atendimento em diversas frentes à população local.
A comitiva da UEMS, liderada pelo reitor Laércio de Carvalho, recebeu o vice-governador José Carlos Barbosa, que visitou as "tendas do conhecimento" de diversas graduações e pós-graduação da UEMS e ainda teve oportunidade de conversar com as lideranças e pessoas da comunidade, destacando a importância de uma realização desse porte, que mobiliza praticamente todos os cursos da instituição e entidades parceiras.
“Essa é a melhor oportunidade de mostrar para as pessoas nos bairros qual é o papel da universidade e quando essas pessoas conhecem um Universidade de perto, elas prontamente já podem começar a sonhar com uma futura realidade, com a participação de um membro da família em um dos cursos de formação superior”, saudou o vice-governador. “Esse é um caminho que não tem erro, o caminho da Universidade”, garantiu.
Barbosinha também cumprimentou toda a equipe da Reitoria e assessores diretos, e enfatizou a presença do Governo no evento, por meio das Secretaria Casa Civil, de Educação, Saúde, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Assistência Social e Cultura, proporcionando também o acesso à comunidade de serviços públicos na porta de casa. Orientações jurídicas, emissão de RG, testes rápidos de ISTs, orientações de saúde, informações dos diversos cursos da Uems, atrações culturais, brincadeiras e visitação ao planetário do projeto Órion, foram, algumas das atividades oferecidas.
A Uems
A Uems está presente em 28 municípios de MS, com 15 unidades físicas e 13 polos da Universidade Aberta do Brasil. Tem cerca de 8 mil alunos matriculados em 64 cursos de graduação e ao longo destes 30 anos, a Universidade formou mais de 20 mil profissionais. O Programa ‘Uems na Comunidade’ já atendeu mais de 80 mil pessoas no Estado.
Na pós-graduação oferece 2 cursos de doutorado, 14 de mestrado e mais 18 especializações lato sensu. Conta com um corpo docente de 541 professores (462 doutores, 65 mestres e 14 especialistas) e 478 técnicos administrativos, dos quais cerca de 80% possui alguma complementação na pós-graduação.