Com as presenças do prefeito Alan Guedes (PP), secretários e vereadores, foi aberta na manhã desta segunda-feira (29), no saguão da Câmara Municipal de Dourados, a III Feira de Artesanato ‘Mestre Cilso’, iniciativa do presidente do legislativo, Laudir Munaretto (MDB), em parceria com a Associação Casa do Artesão de Dourados (Acad).
Na Feira, que prossegue até a tarde de terça (30), 36 artesãos e artesãs expõem, para comercialização, peças de cerâmica, tricô, crochê, produtos em tecido para decoração e material reciclado, bijuterias em pedras e flores resinadas, além de confeitaria, doces, geleias, pães, méis, entre tantos outros produtos de confecção própria.
A Feira de Artesanato da Câmara, além de prestigiar os artesãos e artesãs locais tem propósito de homenagear “Mestre Cilso”, que por mais de 30 anos utilizou de seu talento para produzir peças em cerâmica que retratam fielmente a história e a cultura douradenses e sul-mato-grossenses.
Na abertura, a filha do artista, também artesã Evelyn Tibúrcio, falou com emoção da atividade e destacou a parceria e apoio de Laudir Munaretto, ainda antes de exercer cargo público. “É um amigo de nosso pai, desde quando chegou em Dourados. Sempre incentivou e valorizou o trabalho do mestre Cilso, que hoje, com muito orgulho e dedicação temos dado continuidade”. Ela discorreu rapidamente sobre a técnica do barro e defendeu a abertura de mais espaços para o artesãos da cidade exercerem suas atividades.
O prefeito Alan Guedes falou do incentivo da gestão municipal às atividades culturais e afirmou que é importante que novas feiras aconteçam, principalmente nos parques e praças espalhadas pela cidade, como forma de fortalecer o segmento e ampliar as oportunidades aos artesãos locais.
O presidente Laudir e o vice Mauricio Lemes destacaram a importância da feira de artesanato, como forma de divulgar o trabalho e o talento daqueles que praticam a arte e transformam matéria-prima em produto, principalmente por meio de técnicas manuais. “Com esta iniciativa do vereador Laudir, a Câmara incentiva e contribuir para o fortalecimento da economia criativa”, disse Mauricio.
Por fim, Laudir falou da satisfação em reunir tantos talentos e poder fazer da Câmara um espaço de difusão de cultura e arte, dar a esses artistas a oportunidade de comercializarem seus trabalhos e, ainda, homenagear Mestre Cilso, maior referência da arte em cerâmica, não só em Dourados, como em todo o Mato Grosso do Sul.
A exposição de artesanato segue até amanhã (30), às 13 horas. À noite, na solenidade mensal de homenagens, os participantes da terceira edição da Feira de Artesanato serão homenageados pelo Legislativo municipal.