A 57º edição da Expoagro Dourados começa nesta sexta-feira (12) com o início da programação técnica e show gratuito com Zezé Di Camargo e Luciano. A partir das 7h30 inicia as atividades de palestras e simpósios nos mais diferentes segmentos do agronegócio. À noite, às 19h, será a abertura oficial.
Pela manhã, haverá a apresentação dos resultados da safra 2022/2023 em Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação MS. Às 8h, a engenheira agrônoma Ana Claudia Ruschel ministra sobre o manejo da adubação na cultura da soja para altas produtividades. Em seguida, o também engenheiro agrônomo, João Paulo Oliveira, palestra sobre a performance produtiva de cultivares de soja no Centro Sul do Estado, na safra 22/2023.
A terceira palestra da manhã será sobre Sanidade do plantio à colheita, a ser ministrada também por Ana Claudia Ruschel. Depois, serão abordados Estratégias de controle de capim pé-de-galinha e milho tiguera na soja: tolerância zero; e uso de herbicidas na dessecação pré-colheita de diferentes cultivares de soja na safra 22/23, cujo palestrante é o engenheiro agrônomo Luciano Del Bem Júnior.
Terceiro seminário da Agricultura Familiar
O ciclo de palestras retorna às 13h30 com o coordenador regional Flávio de Oliveira Ferreira. Às 14h, o pesquisador Isaias de Oliveira apresenta o Controle Biológico de Pragas; 14h30, o palestrante Maicon Reginatto, coordenador de campo, ministra sobre Potencialidade do sistema orgânico na produção de soja.
Na sequência, às 15h15, a Caixa Econômica Federal discorre sobre o Crédito Rural Pronaf; às 14h45, o secretário-executivo da Agricultura Familiar, Humberto de Mello, apresenta as Políticas públicas para agricultura familiar.
Paralelamente as essas palestras já mencionadas, acontecerá a 2ª Feira de Avicultura do Mato Grosso do Sul. Segue a programação:
7h30 – inscrições;
8h – café da manhã e credenciamento;
8h30 – abertura oficial;
9h – Desafios para manter o protagonismo do Brasil no Mercado Internacional de Frangos, com o palestrante José Antônio Ribas Júnior, da empresa JBS;
10h – Como prevenir a Salmonella e melhorar a biosseguridade em granjas de frango de corte, com Ana Caseles, da San Vet;
11h50 – Pontos críticos do manejo de frango de corte com Thiago Gonsalo, consultor em Avicultura de corte;
12h – Almoço;
14h – Fontes alternativas de aquecimento nas primeiras semanas e ambiências para frangos de corte com Lederson Lima, da Avioeste;
16h – Práticas sustentáveis na gestão das granjas com Volmir Meneguzzo, do Senar MS.
Vale destacar que essas palestras ocorrerão no Tatersal do Sindicato Rural.
Já no auditório da Sala de Aula, às 17h15, acontece o 6º ciclo de palestras ‘Direito e Agronegócio’, com o tema Seguro Agrícola e Proagro: Medidas que garantem o cumprimento do contrato e o recebimento do seguro, com o advogado João Waimer Moreira Filho, pós-graduado em Direito Agrário e do Agronegócio, pela Fundação Escola Superior do Ministério Público.
Abertura oficial
A abertura da 57ª Expoagro acontecerá às 19h, no auditório do Sindicato Rural. A maior feira agropecuária do Mato Grosso do Sul acontece de 12 a 21 de maio no Parque de Exposições João Humberto de Andrade Carvalho, é uma realização do Sindicato Rural de Dourados e tem o patrocínio da Brahma, Sicredi, Senar MS, São Bento Incorporadora e Inpasa – Mais que energia; e apoio do Governo de Mato Grosso do Sul e Prefeitura de Dourados.