2023 está acabando e o Ligado Na Notícia relembra os principais fatos policiais que marcaram a cidade de Dourados como assassinatos, prisões de assaltantes de joalheria, acidentes de trânsito que ceifaram vidas e deixaram órfãos, fuga cinematográfica e outros.
Um dos casos que mais chocou a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul e fez Dourados ser notícia nacional, foi a morte do médico gaúcho Gabriel Paschoal Rossi, de 29 anos. Ele foi encontrado morto na manhã do dia 3 de agosto, em uma casa de aluguel de temporada na Vila Hilda. Natural do município de Santa Cruz (RS), Gabriel veio para Dourados para cursar Medicina na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), onde se formou em março deste ano. Ele trabalhava num hospital particular, no HV (Hospital da Vida) e UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Ele foi assassinado por asfixia, segundo o laudo da perícia que apontou uma lesão no pescoço da vítima. Entre os autores do homicídio, está a amiga dele, com quem formava uma quadrilha para aplicar golpes. Os autores já estão presos – relembre aqui.
Outros crimes bárbaros noticiados pelo Ligado Na Notícia foram os contra mulheres, cujos autores foram os companheiros. Vítimas do machismo que ainda ‘impera’ na sociedade, listamos três casos que mais repercutiram.
O primeiro deles é o da Gislaine Aparecida Gonçalves, de 30 anos, encontrada morta dentro de casa no dia 11 de setembro, no Bairro Jardim Carisma. Ao lado do corpo da vítima, estava o filho dela de oito anos, que relatou ter presenciado a mãe ser morta pelo padrasto, preso pouco tempo depois do crime ser descoberto. O autor acabou confessado o feminicídio no local do crime e precisou ser levado para a delegacia rapidamente devido à revolta da população – relembre aqui.
No dia 30 de julho morreu no HV (Hospital da Vida), a costureira Valéria Carrilho da Silva, de 35 anos, que teve a casa incendiada pelo ex-companheiro Gilmar Alves Cotrin Junior, de 42, no Residencial Esplanada. Ela sofreu queimaduras no pescoço, mãos, tórax, orelhas, rosto, olhos, boca, cabelo e testa. O assassino foi preso escondido em uma construção localizada no centro da cidade – relembre aqui.
No dia 25 de setembro a reportagem mostrou o caso da Emili Cunha Silva, de 19 anos, que perdeu o bebê após ser espancada na residência onde mora, na Vila Hilda. Ela foi encontrada por um amigo e estava nua e inconsciente. Conforme informações obtidas pelo Ligado Na Notícia, a jovem não compareceu ao trabalho e uma colega tentou diversas vezes falar com ela por meio de ligação e mensagens. Como não conseguiu, entrou em contato com o outro amigo. Levada para o hospital foi constatado uma gestação de seis meses – relembre aqui.
Outro crime que também chocou Dourados foi da Diane Pires Jara, de 37 anos, assassinada pelo marido com 13 facadas na madrugada do dia 10 de agosto, no Bairro Vila Almeida. Segundo a PM (Polícia Militar), por volta das 2h, o dono da residência escutou alguns gritos vindos da frente do outro imóvel que fica no mesmo terreno. O homem foi até a casa e dois homens estavam no local. A vítima de feminicídio foi encontrada em cima de uma cama, sem roupa, e com perfurações de faca no rosto, pescoço, tórax, antebraço e com cobertor em parte do corpo – relembre aqui.
Certamente você deve lembrar-se da chacina ocorrida no Mato Grosso durante jogo de sinuca, em que sete pessoas morreram, entre elas, um ex-morador de Mato Grosso do Sul. O crime aconteceu em um bar na cidade de Sinop. Entre os mortos estava Josué Ramos Tenório, que morou em Fátima do Sul, e ainda uma criança de apenas 12 anos – relembre aqui.
Acidentes
Infelizmente o trânsito de Dourados fez vítimas neste ano de 2023. Resultado de imprudência e excesso de velocidade. No dia 21 de maio, a motociclista Marilha Aparecida Silva Batista morreu na Avenida Coronel Ponciano, e deixou a filha dela, Ketlin Batista Godói gravemente ferida. As vítimas estavam em uma moto e bateram contra uma caminhonete Hilux. Elas seguiam para um almoço de domingo quando houve a colisão – relembre aqui.
Outro acidente que também repercutiu foi do motociclista Everson de Oliveira Soares, de 38 anos, que pilotava uma moto Honda Biz, na noite do dia 16 de julho e que bateu num cavalo, na Rua Cristo Rei, no Residencial Monte Sião. Vale mencionar que é proibido deixar animais soltos não apenas em rodovia, mas também na área urbana – relembre aqui.
Outro acidente que, felizmente não acabou tem tragédia, mas que foi um verdadeiro milagre, foi o da Ana Paula Cabreira Delmasso, de 37 anos. Ela foi arremessada pelo porta-malas de um veículo Fiat Palio, na Rua Hayel Bon Faker. Nas imagens é possível ver quando o motorista do carro – marido da vítima – tenta fazer uma conversão à esquerda, em local proibido, e é atingido por uma caminhonete – relembre aqui.
Em uma ‘fuga cinematográfica’, motociclista identificado como Jhonatan Abner Batista Nascimento, de 23 anos, tentou escapar da GMD (Guarda Municipal de Dourados) no início da tarde do dia 21 de junho, mas por fim, acabou preso. Foram várias as ruas percorridas pelo criminoso e os agentes – relembre aqui.
Sete pessoas – seis homens e uma mulher – foram presos em fevereiro por policiais do SIG (Setor de Investigações Gerais) da PM (Polícia Militar) após terem assaltado uma joalheira na região central de Dourados. Durante o crime, dois bandidos renderam funcionários e clientes do local, e fugiram levando R$ 500 mil em joias – relembre aqui.
Vale mencionar que as matérias mencionadas nesta reportagem não seguiram uma ordem cronológica, mas de relevância.