Os escritores douradenses, Eli Coelho, Marcos Coelho e Maria Aliender, lançam na sexta-feira (17/11), em uma floricultura localizada na Avenida Weimar Gonçalves Torres, às 19h30, o Livro de Poesias e Contos Juvenil-Adulto, 'Entre Rosas, Tuiuiús e Bonecas de Milho', a editora é a In-Finita: Lisboa/Portugal, 2023, e o investimento é R$ 55.
A obra conta com o pósfácio de Maria Socorro Maia do Nascimento, Especialista em Gestão Escolar, Pedagoga e professora da Rede Estadual de Ensino do estado de Mato Grosso do Sul.
Com a apresentação de Roselaine Aparecida Galera Rodrigues, com nome artístico Roselaine Rodrigues, que é Patrona da ABCH (Academia Brasileira de Contadores de Histórias), Graduada em Pedagogia; Artes Visuais; especialista na área de educação – Libras (Língua Brasileira de Sinais); Contação de Histórias e Mediação da Leitura e Arte Educadora. Premiada em editais pelo Brasil afora com várias intervenções artísticas ao longo de 30 anos de carreira. Formadora de professores, palestrante e defensora da inclusão em toda a sua totalidade!
E, com o prefácio de Alexandre Camilo, que é Ator, Diretor Teatral, Escritor, Storyteller, Master em PNL, instrutor da SBPNL, professor convidado do curso de pós-graduação “A Arte de Contar Histórias”, da FACDF/DF, consultor de empresas com ênfase em comunicação e liderança no ambiente de corporativo. Camilo possui larga experiência em treinamentos para desenvolver soft skills, liderança, integração de equipes, criatividade e resiliência.
A obra conta com três partes, entre rosas com poesias da Poetisa das Rosas, Dona Eli Coelho, com suas poesias em prosa poética, falando de vários aspectos da vida cotidiana, muito característico de sua obra, com tom de rústico e na perspectiva de mulher, que vai encantar os leitores.
A segunda parte, traz os Tuiuiús, a lenda deles, seguido de uma novela infantil inédita, Marcos Coelho desta vez apresenta contos inéditos autorais para o juvenil e adulto, com um toada suave, de encantamento, como bom Contador de Histórias que é. E, na seguida lembrando os tempos da infância, vem a escritora de Sete Quedas/MS, a Contadora de Histórias e Escritora Maria Aliender, com contos infanto-juvenis e adultos, na seção encantadora das Bonecas de Milho, com histórias da infância com humor e ternura.
Os autores
Eli Coelho Pereira, Nome Literário: Eli Coelho. Membro Efetivo da Academia Douradense de Letras na Cadeira nº 15 (Patrono: Clori Benedetti de Freitas), nasceu em Caiabú, São Paulo. Chegou a Mato Grosso do Sul no fim dos anos 50. Jubilando sua carreira profissional como Datilógrafa na Procuradoria da Previdência Social, na Autarquia do Governo Federal. Em 2013, abriu sua produção literária publicando no Jornal O Progresso. Assim, declamando poemas em eventos de casas religiosas e festividades na casa de amigos. É apreciadora da música religiosa cristã, cantando à capela, como cantora solo, com uma voz delicada as músicas de cunho moral elevado. Participa de Coletâneas Nacionais e Internacionais. Publicou o Livro: Rosas e Poesias: Perspectivas de Mulher… Seriema, Dourados, 2022. (FIP Dourados/MS).
Marcos Coelho Cardoso. Nome Literário: Marcos Coelho. Escritor, Professor, Contador de Histórias, Educador Ambiental, Ator e Poeta. Natural de Fátima do Sul/MS. Cidadão Douradense. Membro Corresponde na Academia de Letras Teófilo Otoni/MG. Membro e atual Presidente da Academia Douradense de Letras – ADL. Membro da União Brasileira de Escritores de Mato Grosso do Sul. Membro da Academia Popular Uruguaia de Cultura Nacional e Internacional APUCNI. Membro da Rede Brasil História de Todos os Cantos. Membro da Associação Internacional Artística-Cultural Mãos que Tecem Histórias. Livros publicados: Dourados e sua Natureza em Prosa, Poesia e Cordel Seriema 2013. (Coautor e Coorganizador); Poesia em Cores, Seriema 2014. (Autor); Gostas de Poesia… de Um Jovem Poeta… Seriema 2014; ADL 25 anos, Biblio Editora, 2018. (Coautor e Organizador); E-book Fragmentos e Poesias: Pedaços de Mim… Seriema, 2022. (Autor); ADL 30 anos, Biblio Editora, 2023. (Coautor e Organizador). Dentre outras participações em coletâneas nacionais e internacionais. Apresentador da Live Domingueira no Instagram @marcoscoelhocardoso Todo Domingo das 19h30 (hora MS) e 20h30 (hora de Brasília), hoje transmitido em reprise pela emissora na Rede SDP TV das 23h00 às 00h00.
Maria José da Costa – Nome Literário: Maria Aliender. Nasceu no dia 08/04/1970 na cidade de Paranacity/PR, a mais nova de seis irmãos, a filha caçula do casal Filomena Maria da Costa e Alvino José da Costa. Professora formada e pedagogia e especializada em Psicopedagogia, contadora de história e poetisa, escritora infantil. Divorciada, mãe de um casal de filhos humanos e vários felinos. Tornou-se contadora de histórias influenciada pelos contos fantásticos de sua saudosa mãe que mesmo sem saber ler e escrever lhe encantava com belas histórias e escritora pelo talento que herdou do pai que anotava exatamente tudo, embora tendo cursado apenas 48 horas de aulas ministradas em casa e pagas com seu próprio suor. Membro da Rede Brasil História de Todos os Cantos e da Academia Independente de Letras /ordem Scriptorium de São João/PE; Com participação em várias Antologias como: Natal com poesia, 2020: Biblio Editora; Contos e Causos da Nossa Terra pela editora EME; Ecos Brasil pela Editora Infinita de Portugal; Peripécias de quem conta histórias editora ArtNer; Escreveu dois Livros infantis “As bonecas de Alice” pela editora Borboletando e “Quando a orelha se cansa” pela editora Casa de Bonecas.