Representantes de agências de turismo de Dourados se reuniram na manhã desta terça-feira (21) com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semdes) Antonio Freire para discutir demandas e estratégias visando impulsionar o setor no município. A reunião teve como objetivo promover o diálogo entre o poder público e os agentes do setor, buscando iniciativas que impulsionem o turismo local e fomentem o desenvolvimento econômico e sustentável.
Durante o encontro, Dimas de Oliveira, da agência de turismo DMTUR, e Anthony Daniel, da agência Passeio Turismo, apresentaram ao secretário, propostas e iniciativas que possam fortalecer o setor turístico local, promovendo o desenvolvimento econômico e cultural da região.
A coordenadora do Departamento de Turismo da Semdes, Rejane Morinigo, enfatizou que Dourados avança no setor de turismo rural e aproveitou para apresentar aos empresários as potencialidades turísticas do município, com destaque para a pesca esportiva, uma das principais atrações da região.
O empresário Dimas de Oliveira parabenizou a gestão do prefeito Marçal Filho à frente da Prefeitura de Dourados por abrir as portas e promover um diálogo com as agências de turismo. Para ele, com isso “a gestão demonstra, compromisso com o desenvolvimento do setor e a valorização das parcerias entre poder público e iniciativa privada”.
O secretário Antonio Freire destacou a importância do diálogo estabelecido com as agências de turismo em Dourados. “Iniciativas como esta tem claro o propósito de consolidar a cooperação entre o setor privado e o poder público municipal, seguindo as diretrizes do prefeito Marçal Filho, para fomentar o desenvolvimento sustentável do turismo no município”, considerou.
Potencialidades
Desde o começo do ano, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação está realizando visitas a empreendimentos turísticos localizados no entorno rural do município e diagnosticando a potencialidade da atividade na cidade. O objetivo é fomentar a economia, a partir de ações integradas entre o poder público, os atrativos turísticos que englobam os diversos segmentos, como turismo de negócios, eventos, saúde, turismo de pesca, turismo rural e todo trade turístico que suprem as demandas do setor.
A visitação técnica acontece em propriedades rurais e tem como objetivo mapear, catalogar e incentivar a formalização, através de mecanismos oferecidos pelo sistema S (Senar, Sebrae) e oferecer orientações para o cadastramento no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) para aqueles que ainda não fazem parte.
Os técnicos mostram aos proprietários rurais que o Cadastur, do Ministério do Turismo, é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico. Além de permitir ao empresário do setor atuar legalmente, conforme a Lei do Turismo vigente, também garante diversas vantagens e oportunidades de negócios aos seus cadastrados e é, também, uma importante fonte de consulta para o turista.