Os alunos do programa de Robótica da Reme (Rede Municipal de Ensino) de Dourados foram destaque na etapa estadual da OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica) 2024, realizada em Campo Grande entre os dias 23 e 24 de agosto.
Participaram do evento, representando o município, 38 alunos de sete Escolas Municipais, sendo elas: Maria da Rosa Antunes da Silveira Câmara, Etalívio Penzo, Prefeito Álvaro Brandão, Professora Efantina de Quadros, Laudemira Coutinho De Melo, Clarice Bastos Rosa e Lóide Bonfim Andrade.
Todos os participantes da OBR 2024 serão premiados em uma cerimônia para os campeões, que acontece no dia 9 de setembro, na Escola Municipal Clarice Bastos Rosa. “A competição estadual de robótica abre novos horizontes para os nossos alunos, é uma grande oportunidade e é uma forma de estimular ainda mais todos os sentidos já fomentados pela robótica: coordenação motora, raciocínio lógico, pensamento computacional, inteligência emocional, trabalho em equipe, agilidade e criatividade, liderança e comprometimento, organização e disciplina”, ressalta o secretário de Educação, Carlos Vinícius Figueiredo.
O coordenador da etapa estadual da OBR, professor Amaury Antônio Castro Júnior destacou a participação de Dourados na competição. “Participaram 13 cidades de Mato Grosso do Sul com 121 equipes, mais de 50 escolas e um dos destaques é a cidade de Dourados, que foi a segunda cidade do Estado a inscrever maior número de equipes, que foram 26 equipes e um destaque especial para as escolas municipais, porque nós nunca tivemos um município com tantas escolas públicas inscritas numa etapa estadual da OBR. A cidade de Dourados está de parabéns, eu espero que seja só o início e que sirva de exemplo para outros municípios do nosso Estado, o estímulo ao uso da tecnologia na educação, ao uso da robótica educacional, além do incentivo dos seus estudantes a participarem da OBR e é muito bacana ver esse trabalho sendo feito em Dourados e eu espero que cresça cada vez mais”, ressaltou Amaury.
A etapa estadual de 2024 teve duas modalidades: Artística e Resgate. Na modalidade Artística, os alunos trazem robôs que fazem apresentações de dança, ou que o robô pode resolver um problema, algo voltado para uma apresentação artística mesmo. Já na modalidade Resgate os alunos têm obstáculos que eles terão que percorrer ao longo da prova, eles têm que resgatar vítimas ao longo da prova e vai passando de fase e o nível de complexidade das pistas vai aumentando. Os estudantes da Escola Municipal Clarice Bastos Rosa venceram na modalidade artística.