Nos próximos dias deverá chegar a Dourados pouco mais de 2,8 mil doses da vacina Bivalente contra a Covid-19, segundo informou o gerente do Núcleo de Imunização, Edvan Marcelo, ao Ligado Na Notícia, na manhã desta terça-feira (14).
Este novo imunizante protege contra a cepa original da Covid-19 e também contra as variantes como Ômicron.
O Ministério da Saúde enviou para Mato Grosso do Sul um lote com pouco mais de 242 mil doses do imunizante, sendo que o primeiro com 32,4 [doses] chegou na última sexta-feira (10).
Ontem, o Estado recebeu 35 mil doses de vacina infantil sendo 30 mil doses da Pfizer Pediátrica e mais 5 mil da Pfizer Baby. Hoje, chega a segunda remessa com as 209 mil doses da Pfizer Bivalente e mais 15 mil doses de vacina Coronavac para finalizar esquema em crianças de três e quatro anos.
O intervalo para doses de reforço com vacinas Bivalentes será a partir de quatro meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário com vacinas monovalentes. As pessoas que não iniciaram a vacinação ou que estão com o esquema de duas doses monovalente incompleto, deverão completar o esquema vacinal já preconizado com as vacinas monovalentes da Covid-19.
“Existem grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde. Vamos começar pelas pessoas com mais de 70 anos, as que estão em instituições de longa permanência, imunossuprimidos e os povos tradicionais, como indígenas”, disse Edvan Marcelo.
Outras vacinas
Enquanto as vacinas bivalentes ainda não são distribuídas, as UBSs (Unidade Básica de Saúde) e a Sala de Vacinas do PAM seguem atendendo com os imunizantes disponíveis. Apenas a vacina Pfizer Baby é oferecida exclusivamente no Pronto Atendimento Médico.
As UBSs atendem de segunda a sexta-feira, entre 7h e 11h e 13h e 17h. A Sala de Vacinas do PAM atende de segunda a sexta-feira, entre 13h e 18h e aos sábados das 8h às 13h.