Dourados já acumula um volume de chuva de quase 80 milímetros nas últimas 24 horas, e a Defesa Civil registrou algumas ocorrências depois da forte chuva que atingiu a cidade entre a noite de quinta-feira (16), e a madrugada desta sexta.
Ao Ligado Na Notícia, o coordenador da Defesa Civil, Rodrigo Vitorino Cruz, informou que uma família moradora num sítio nas proximidades do aeroporto, está ‘ilhada’ após a água invadir a propriedade.
“Para chegar ao local, precisamos ir a pé, pois carro não entra. Oferecemos um abrigo para a família, porém, a mesma recusou deixar o local”, comentou.
Rodrigo também explicou que ao lado do sítio tem uma obra sendo feita e que isso provavelmente pode ter contribuído para a água ‘invadir’ a propriedade rural.
Já no Jardim Santa Felicidade, os moradores também enfrentaram fortes problemas por causa da chuva, apesar de uma obra de contenção feita pela prefeitura.
“Essa obra ajudou a contento, mas é preciso ressaltar que essas famílias moram em uma região de vale, ao fundo do bairro, ou seja, os moradores dessa região sempre enfrentarão algum tipo de problema com as fortes chuvas, porque a capacidade de absorção de água no solo é muito pequena”, enfatizou o coordenador Rodrigo.
Chuva em números
De acordo com os dados do Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, entre ontem e hoje, choveu 78,1 milímetros, sendo que na quinta, foram registrados 36,1 milímetros, e durante a madrugada desta sexta, 42 milímetros.
No comparativo com os últimos dois anos, o mês de fevereiro de 2023 é o mais chuvoso, com chuva mensal acumulada em 145 milímetros. Em 2021 foram 46,8 milímetros e 2022 39,6 milímetros. A última vez que foi contabilizada maior volume de água, foi no segundo mês de 2020, com 147,2 milímetros.
Como fica o tempo hoje
Segundo o Climatempo, para hoje são esperados 50 milímetros de chuva a partir da tarde. À noite não deve chover. Máxima hoje não deve passar dos 25ºC.