Uma capivara adulta foi encontrada morta na manhã desta terça-feira (27), próximo ao lago do Parque Antenor Martins, no Jardim Flórida, em Dourados.
O animal foi avistado por uma pessoa que passava pelo local e que, ao notar o corpo boiando na água, o retirou e o deixou na margem da lagoa.
No momento do ocorrido, uma equipe da Defesa Civil estava nas proximidades e foi informada da situação. Os agentes, por sua vez, acionaram a Polícia Militar Ambiental, que deve recolher o animal para análise e identificação da possível causa da morte.
A região do Jardim Flórida, assim como a área próxima ao Terminal Rodoviário, é conhecida pela presença de uma grande quantidade de capivaras, incluindo filhotes. Os animais vivem livremente nas margens das lagoas e costumam interagir com a população, sendo comum vê-los próximos a pessoas que tiram fotos e os observam de perto.
A reportagem também recebeu denúncias de que capivaras da região estariam sendo atacadas por cães soltos. Embora não haja imagens ou registros oficiais confirmando os ataques, moradores relatam preocupação com a segurança dos animais silvestres.
A Polícia Militar Ambiental deve investigar o caso para apurar se a morte da capivara tem relação com esses relatos.