A prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), reduziu em mais de 90% a fila de espera de atendimentos do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e atingiu 14.053 atendimentos deste serviço nos primeiros 10 meses de gestão Marçal Filho. O trabalho permitiu reduzir de forma expressiva a demanda reprimida, ampliar o acesso das famílias aos serviços e reforçar o compromisso com a proteção social.
Por meio de um trabalho intenso e planejado de forma estratégica, os serviços foram fundamentais para alcançar a população de bairros mais distantes, ampliar o acesso e resolver rapidamente os casos mais urgentes. Com apuro senso social, o prefeito determinou que os serviços de atualização e emissão de cadastros fossem levados, também, para os distritos de Dourados, abrangendo um número ainda maior de famílias.
A secretária de Assistência Social, Shirley Flores Zarpelon, destacou que as ações encaminhadas por determinação do prefeito Marçal Filho foram eficazes na redução da fila de espera pelo serviço, a qual estava ‘acumulada’ e, com isso é a expectativa é melhorar a qualidade dos cadastros realizados. “A orientação do nosso prefeito Marçal Filho foi que mesmo enfrentando grande demanda reprimida do período anterior, organizássemos o fluxo, reduzíssemos a pressão sobre as unidades para com isso manter o ritmo crescente de atendimentos mês a mês” disse ao apontar, que os ‘mutirões’ foram fundamentais para isso.
Os mutirões foram realizados periodicamente no anfiteatro da Prefeitura, ofertando um local cômodo e climatizado para as pessoas atendidas. Além disso, ações especiais ocorreram nos bairros, o que demonstra a alta capacidade operacional da prefeitura e reforça a presença do município junto às famílias que mais precisam, inclusive aquelas com dificuldade de locomoção.
Ainda conforme o balanço da Semas, o volume representa uma média de 1.405 atendimentos por mês. Dos 14.053 atendimentos realizados em dez meses, 8.832 foram referentes a atualizações cadastrais (atendimento voltado à manutenção das informações socioeconômicas das famílias, exigência central para permanência ou entrada em programas sociais, especialmente o Bolsa Família), 2.843 de registros de novas famílias e 2.378 referentes a orientações sobre benefícios.
O trabalho da prefeitura ativamente no intuito de reduzir ainda amais a fila de espera do CadÚnico, bem como levar os serviços para as regiões mais afastadas, inclusive zona rural e bairros com difícil acesso aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), antecipar as demandas do Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) entre outros benefícios, evitando que famílias tenham o benefício bloqueado por falta de atualização.
Estão previstos em breve outros mutirões e visitas domiciliares para famílias , em conformidade com a Lei Nº 15.077, de 27 de dezembro de 2024, além de atendimentos descentralizados em parceria com outras secretarias.
CadÚnico
O CadÚnico identifica famílias de baixa renda e garante acesso a programas sociais como o Bolsa Família, Programas habitacionais, Carteira da pessoa idosa, Carta social, isenção de taxas em concursos federais , isenção de taxas em concursos públicos distritais entre outros. Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e/ou com renda mensal total de até três salários mínimos e famílias que participem ou queiram participar de Programas que exijam a inscrição no CadÚnico.Pessoas que moram sozinhas e pessoas que vivem em situação de rua também podem realizar o cadastro.
Como se cadastrar
Aqueles que atenderem aos requisitos estipulados podem procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do seu município e solicitarem o cadastro.