O voo com os pacientes de Dourados que foram transferidos para fazer o tratamento contra a Covid-19 em Porto Velho, Rondônia, decolou no início da tarde de hoje (04), da Capital, com destino a Porto Velho, Rondônia. Os pacientes começaram a ser transferidos logo no início da manhã desta sexta-feira.
Inicialmente, seriam oito pacientes, porém uma paciente sofreu uma desestabilização no momento da transferência para a ambulância. Por precaução, a paciente não seguiu viagem. Agora ela já está estabilizada e foi encaminhada para o Hospital da Vida.
A transferência, que tem a finalidade de garantir a saúde dos pacientes e melhorar o fluxo na fila de espera de leitos hospitalares, está sendo coordenada de forma conjunta pela Central de Regulação Estadual, Sems (Secretaria Municipal de Saúde) e Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados).
Para a realização da transferência foi necessário autorização dos familiares e dos pacientes. “Estamos garantindo a saúde do paciente, bem como, a vazão do fluxo de pacientes na fila de espera de leitos hospitalares para atendimento Covid”, justifica a diretora técnica da Funsaud, Angela Marin.