A grande quantidade de chuvas no primeiro mês do ano de 2021 coloca toda a população de Mato Grosso do Sul em alerta, segundo o Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste, o acumulado do dia 1º até agora, chega a 296 milímetros e o município se aproxima de ter o janeiro mais chuvoso desde 1980, quando a estação agrometeorologia começou a funcionar.
O vereador e médico, doutor Diogo Castilho, preocupado com a proliferação das doenças endêmicas, fez um apelo aos cidadãos para que estejam atentos à proliferação da doença, que até o momento, conforme boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde divulgado na última quarta-feira (27), já notificou prováveis casos. Com base no relatório apresentado hoje pela SES, o Estado já tem 724 casos prováveis de Dengue.
Em uma semana, casos confirmados de dengue duplicaram no Mato Grosso do sul, no total, já foram registrados 158 casos de dengue desde o primeiro dia de 2021, dois deles são douradenses. Em 2020, o estado alcançou numero recorde de mortes em decorrência da dengue, foram 42 óbitos registrados.
Em entrevista ao site Ligado na Notícia o parlamentar lembrou que em 2020, Mato Grosso do Sul ficou em segundo lugar no ranking dos estados com mais notificações e confirmações por Dengue. “Precisamos que a população seja solidária no combate ao mosquito da Dengue, e abra as portas para os agentes comunitários vistoriarem cada casa, cada apartamento”, afirmou o único médico nesta legislatura.
DENGUE
Doença febril aguda, que pode apresentar um amplo espectro clínico: enquanto a maioria dos pacientes se recupera após evolução clínica leve e autolimitada, uma pequena parte progride para doença grave. Fatores de risco individuais determinam a gravidade da doença e incluem idade, comorbidades (doenças pré-existentes) e infecções secundárias.
SINTOMAS
Náuseas, vômitos
Febre;
Manchas avermelhadas no corpo;
Dor muscular e dor nas articulações;
Dor de cabeça e dor nos olhos;
TRATAMENTO
Baseia-se principalmente na hidratação adequada, levando em consideração o desenvolvimento da doença segundo os sinais e sintomas apresentados pelo paciente, assim como no reconhecimento precoce dos sinais de alarme.