A Saúde de Dourados teve uma vitória significativa neste fim de ano. O Ministério da Saúde voltou a qualificar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) após três anos. O anúncio foi feito em portaria publicada no último dia 15 de dezembro e assinada pelo ministro Marcelo Queiroga. Essa decisão garante à unidade de saúde um aporte financeiro de até R$ 3 milhões por ano.
Segundo a portaria, esse valor será encaminhado regular e automaticamente, mês a mês. “O recurso relativo ao estabelecimento consignado ao programa de trabalho, tem como finalidade o custeio de quaisquer ações e serviços de média e alta complexidade para atenção à saúde da população, desde que garantida a manutenção da unidade”, aponta o documento. Ou seja, o aporte financeiro para a UPA será de R$ 250 mil, sendo a primeira parcela já neste último mês de 2022.
A UPA 24h Dr. Afrânio Martins perdeu habilitação na rede de urgência e emergência em 2019. O trabalho para retomar essa condição começou na gestão do prefeito Alan Guedes e agora foi concluído com sucesso. “Desde que assumimos, nos empenhamos para que a UPA voltasse a ser reconhecida pelo Ministério da Saúde, que avaliou o novo projeto de trabalho em visita virtual em março deste ano e reconheceu a capacidade técnica e reabilitou a qualificação”, comemorou Jairo José Lima, diretor-presidente da Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados).
A qualificação pelo Ministério da Saúde fica em vigor pelos próximos três anos quando a pasta deve fazer um novo processo de avaliação.