Você já ouviu falar em Terapia Sistêmica Familiar? Sabe para que serve? Segundo o alemão Bert Hellinger (1925-2019), essa ‘técnica’ é um método terapêutico de resolução de conflitos que permeiam as gerações, isto é, todo o sistema familiar indivíduo.
Para Bert, o paciente precisa ser analisado a partir da sua origem familiar, já que cada um carrega conflitos e memórias celulares tanto da mãe, quanto do pai.
E são justamente esses dois fatos que influenciam no comportamento do indivíduo, a forma como age na vida, os padrões de repetição, por exemplo.
Inclusive, Bert Hellinger foi filósofo, teólogo e psicólogo. Em seus estudos, ele observou que existem três leis universais que regem as dinâmicas familiares: Hierarquia, Equilíbrio e Pertencimento.
“Assim como toda lei, quando uma delas é transgredida, há um preço a ser pago e este pode passar de geração em geração até que alguém olhe para o conflito, entenda e o ressignifique. Por isso, sobretudo nesta geração, é necessário que olhemos para nossas questões em busca de equilibrar nosso sistema familiar”, explica o terapeuta Luiz Guilherme.
Como funciona na prática?
Na prática, a terapia que nada tem a ver com religião, usa bonecos para acessar ao inconsciente, visto que nosso cérebro tem 5% de consciência e 95% de inconsciência.
“Esses bonecos são colocados pelo próprio paciente, como forma de representar a própria pessoa, o conflito e os membros do seu sistema familiar”, detalha Luiz.
Segundo ele, a partir disso, o terapeuta analisa a posição de cada boneco e então os interpreta, ajudando a pessoa a acessar suas dores, traumas, perdas, por meio do inconsciente.
O próximo passo é a utilização de frases sistêmicas como: “eu te libero, eu me libero de você”, “eu sinto muito”, “eu vejo você”, “você pertence”, e aqui, já iniciou o processo de cura, de olhar e respeitar todos (membros) que vieram antes.
A sessão
A sessão de Terapia Sistêmica tem duração de 1h a 1h15, “e cada sessão a pessoa apresenta um tema ao terapeuta”, explica Luiz Guilherme, que realiza atendimentos presenciais em Dourados, e também online em caso de pessoas que residem em outra cidade. O telefone para agendamento da sessão é o 67 9 9973-5413.
Sobre o terapeuta
Luiz Guilherme é jornalista, e formou-se terapeuta familiar no fim de 2022, através do curso de Biossistêmica, ministrado pela terapeuta e consteladora, Vanessa De Biasi, de Maracaju.