As obras no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira tiveram início no último sábado (1º), em Dourados. Esta é a primeira etapa das ações que contemplam a reestruturação e ampliação do local. Ao todo, serão investidos R$ 15.196.212,11 e uma parceria com o Exército Brasileiro, que deu início as ações, através do 9º Batalhão de Engenharia de Construção, em conjunto com a SAC (Secretaria de Aviação Civil), Governo do Estado e Prefeitura de Dourados.
Com a reestruturação, a pista de pouso passará a ter 1.775 metros de extensão, com sua conclusão prevista para setembro de 2022. Aumentar a largura da pista é fundamental para que o aeroporto mude de categoria e possa atender voos em dias de chuva ou vento.
Um novo terminal de embarque será construído, cerca de três vezes maior que o atual, uma nova sala de EPTA (Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo) e uma nova seção contra incêndio, em que será localizado o prédio do Corpo de Bombeiros.
De acordo com o diretor do aeroporto, Juliano Domingos, esta é a primeira grande obra executada no aeroporto municipal de Dourados, inaugurado em 1982, há 39 anos. Até então, apenas obras de manutenção e reparos haviam sido realizadas.
“Essa é uma reforma muito esperada. Com a ampliação da pista, aeronaves maiores podem pousar, o que atrai mais viagens e outras empresas até Dourados, o que pode fomentar o turismo e, consequentemente, aumentar a renda da população”, ressalta.
Para execução da obra e por exigência da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o aeroporto ficará fechado entre os meses de maio e outubro deste ano, na primeira etapa, reabrindo de novembro a fevereiro e fechando para execução da segunda etapa de março a setembro de 2022.