A Prefeitura de Dourados realizou patrolamento em 1.139 quilômetros de vias em 2022. As equipes da Semop (Secretaria Municipal de Obras) passaram pelas áreas urbanas e rurais do município com o serviço, além de realizarem ações de limpeza e cascalhamento. Foram atendidos os distritos Itahum, Picadinha, Panambi, Vila São Pedro, Vila Vargas, Indápolis, Vila Formosa, Macaúba, além das aldeias Bororó e Jaguapiru, e os bairros da cidade.
Foram 68 quilômetros de cascalhamento e 354 caixas de contenção de águas, as ações buscam facilitar o acesso para o tráfego. O secretário municipal de Obras, Luis Gustavo Casarin, ressaltou que o serviço só foi possível por conta da colaboração das equipes. “Essas intervenções geram uma melhoria direta para a comunidade e procuramos atender todo os pedidos”, pontuou.
A Semop segue cronograma contínuo de recuperação de vias urbanas e rurais. Nas Aldeias, a patrola ficou disponível durante todo o ano como forma de sanar as demandas constantes. Em Ithaum, a secretaria adotou uma ação estratégica neste ano e também destinou uma máquina específica para a região. Distante 65km de Dourados, o distrito sofria com a periodicidade dos serviços. “Nós adotamos uma nova forma de trabalho. Destinamos um maquinário para atender o local, incluindo os assentamentos, e contratamos um operador que mora no distrito, dessa forma aumentamos a frequência nos atendimentos e eles tem um serviço contínuo. Isso melhora a vida dos moradores e também reduz custos para o serviço público, uma vez que não precisamos fazer o deslocamento constante”, detalha Casarin.
Segundo a secretaria, a meta para 2023 é ampliar esse atendimento, destinando maquinários para regiões mais afastadas.