A prefeitura de Dourados, através da Semed (Secretaria Municipal de Educação), realizou recentemente, a capacitação do Setembro Amarelo, que é uma campanha com o objetivo de trabalhar a conscientização sobre a prevenção ao suicídio.
“Temos o dever e o compromisso com nossos alunos e servidores, que estão próximos no dia a dia, um olhar mais amigo para identificar essa doença que é silenciosa e tira vidas. É importante manter esse olhar durante todo o ano e dar continuidade para o realizado no setembro amarelo”, afirma a secretária de Educação, Ana Paula Benitez Fernandes.
Participaram da capacitação cerca de 40 professores e servidores da educação, de instituições com alunos a partir do 3° ano. “Nossa atenção está voltada para os adolescentes e os servidores, que estão na faixa etária em que se registra o maior número de suicídios”, destaca a psicóloga escolar no Núcleo Social e Psicopedagógico, Heloisa Bortolotto da Silva.
Na programação da capacitação estão os seguintes objetivos: Discussão sobre a LEI 13819 de 26 de abril de 2019 (ART 6° Parágrafo 5°); Discussão sobre o ECA – ART.13 E 245 advertência à omissão; Orientações sobre Automutilação e Suicídio, informações pertinentes ao ambiente escolar; Orientação sobre a ficha de notificação; Orientações sobre rede de apoio ao aluno que precisar do acompanhamento psicológico; Orientações sobre a Rede de Atendimento e a Disponibilização de materiais orientativos e informação sobre cursos Prevenção Automutilação e Suicídio.
Dados sobre o suicídio:
– O desejo de morrer é uma ambivalência: “querer morrer x querer viver de forma diferente”
– A cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida
– O indivíduo deseja aliviar a dor/angústia
– 17% dos brasileiros já pensou sobre suicídio
– É a segunda maior causa de morte em jovens de 15 a 29 anos.
– A cada ano 800 mil pessoas morrem por suicídio
– Para cada suicídio há cerca de 20 tentativas.
– 79% dos casos de suicídio estão localizados em países com baixa e média renda.
– Prevalência maior no sexo feminino.
– Mato Grosso do Sul e Amazonas são os estados de maior número de suicídios devido população indígena.
– Mato Grosso do Sul é o terceiro estado do país com a maior taxa de suicídio (9,5 por 100 mil habitantes, a média nacional é de 5,7).