O secretário de Governo de Dourados, Henrique Sartori, firmou o compromisso de apresentar um balanço das indicações feitas pelos vereadores durante as sessões da Câmara. A decisão tem como objetivo dar mais transparência a todo o processo, clareza que até então, não existia.
Segundo Sartori, a medida também permite que a população acompanhe as ações encaminhadas pela pasta. “Estamos trabalhando para trazer mais transparência aos encaminhamentos feitos à secretaria. Desde a volta do recesso parlamentar, foram 355 indicações feitas pelos vereadores. Haverão indicações que demoram um pouco mais para serem atendidas devido a complexidade das questões e, por isso, essa lisura no processo é fundamental”, disse.
A Lei Orgânica do Município determina que a secretaria responda apenas os requerimentos apresentados pelos vereadores, com prazo de até 20 dias. A devolutiva relativa às indicações não é obrigatória. A partir de abril, os vereadores conseguirão acompanhar o desenrolar das ações propostas.
Grande parte das solicitações são referentes a serviços como: tapa-buracos, iluminação pública, limpeza e roçada, além de outros, que também essenciais para a qualidade de vida da população. “O cidadão quando vê um problema na cidade, ele vai até o seu vereador para cobrar solução. Com essa mudança, os parlamentares poderão informar com mais precisão o andamento de cada indicação, melhorando todo o processo”, finaliza.