A vacinação contra a Influenza teve início nesta segunda-feira (4), em todo o Brasil e segue até 3 de junho. Em Dourados, a expectativa é vacinar pouco mais de 100 mil pessoas do público-alvo, segundo informou a assessoria de imprensa ao Ligado Na Notícia.
A imunização acontecerá em todas as unidades de saúde, das 7h às 11h, e das 13h às 17h.
É preciso estar atento ao cronograma da campanha, isso porque a mesma ocorre em duas etapas, sendo a primeira de 4 de abril a 2 de maio, para idosos com mais de 60 anos e trabalhadores da saúde.
De 3 de maio a 3 de junho, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro ano, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, professores de escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas população privada de liberdade.
Com a pandemia da Covid-19, a imunização contra a gripe se torna ainda mais importante. Apesar de parecer uma doença simples, a gripe pode provocar complicações, por isso é importante se prevenir.
“Hoje, a vacina ajuda a reduzir a circulação do vírus e, consequentemente, o número de hospitalizações, principalmente nos períodos de pico da doença”, ressalta a Sems (Secretaria Municipal de Saúde).
Vacina da Covid
É importante que seja priorizada a administração da vacina Covid-19 para as crianças de cinco a 11 anos contempladas no grupo prioritário para a Influenza e que ainda não foram vacinadas contra o Novo Coronavírus.
Nestas situações, deve-se agendar a vacina Influenza, respeitando o intervalo mínimo de 15 dias entre as vacinas.