As equipes de trabalho iniciaram, nesta semana, mais uma etapa da obra de pavimentação, drenagem e restauração da Rua Coronel Ponciano, entre a avenida Marcelino Pires e a rodovia BR-163. Nesta fase, acontece a preparação do local com a retirada de árvores, drenagem e remoção de postes.
Com investimento de R$ 28,5 milhões, o Governo do Estado assinou o contrato para realização da obra em setembro do ano passado. Segundo o secretário de obras do município, Luís Gustavo Casarin, na fase atual a prefeitura está fazendo a gestão com a operadora de energia elétrica. “Estamos elaborando com a concessionária de energia o projeto de realocação dos postes”, explicou.
Além da pavimentação e restauração, a via urbana vai ganhar ciclovia e sinalização viária. A duplicação será da BR-163 até a rua Palmeiras, em um trecho de 2,7 km. Depois, no segmento até a Avenida Marcelino Pires segue a revitalização de mais 1,5 km.
Os serviços de drenagem estão em andamento e já foram executadas aproximadamente 1.660 metros na rua Josué Garcia Pires e nas margens da BR-163. Segundo a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), a obra vai dispor de 7.633,79 m de drenagem pluvial, 202 bocas de lobo, 2.156 metros quadrados de piso em concreto para 22 unidades de pontos de ônibus. Também estão previstos 103.365 metros quadrados de reciclagem e recomposição de pavimento.
Com a preparação da área com limpeza, escoamento e drenagem já foram executados 12% da obra. A empresa responsável terá o prazo de 720 dias (24 meses) para a conclusão, a finalização está prevista para 10 de setembro de 2024.
A revitalização da Coronel Ponciano também pretende reduzir acidentes no local, que recebe um fluxo de mais de 20 mil veículos por dia e abriga locais importantes de Dourados, como a sede da prefeitura, UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Detran-MS e até o estádio Douradão. Ela também liga a área central a vários bairros da cidade.