Uma das armas que temos para o combate ao Coronavírus, além das medidas de biossegurança e higiene (uso de máscara e limpeza das mãos), é a rapidez do primeiro atendimento e a realização do testes necessários para identificar o mais rápido possível a existência da contaminação, afirma o diretor do Departamento de Atenção Básica, Vagner Costa.
Para ele, é fundamental que as pessoas não fiquem em casa esperando que a doença se manifeste mais intensa, o que pode ser fatal. “Temos notícia de vários casos de pessoas que só procuraram assistência médica quando já apresentavam sintomas em estágio avançado. Esse tipo de postura eleva o risco de morte, além do tratamento se tornar muito mais doloroso”, ressaltou Vagner.
Ao finalizar, ele reforça: “Qualquer sintoma de gripe, febre, garganta arranhando dores pelo corpo, fique alerta, procure o posto de saúde mais próximo de sua residência, para que seja devidamente avaliado por um profissional de saúde e se necessário sejam tomadas as medidas necessárias, além disso, os quadros mais avançados, que apresentem, por exemplo, falta de ar, o usuário pode procurar diretamente a UPA que deve realizar o atendimento de livre demanda nestes casos”, completou o diretor.