A prefeitura de Dourados realiza um trabalho em conjunto de pesquisa e desenvolvimento para levar cursos profissionalizantes para comunidades informais. A ação é uma parceria da Semdes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico) e Agehab (Agência Municipal de Habitação), através dos programas Ecossistema de Inovação e Cidade Empreendedora.
“Esse primeiro momento é de pesquisa para identificar as demandas de cursos profissionalizantes nas comunidades. Esse é um processo que busca facilitar o acesso a emprego, renda e promover uma maior qualidade de vida para suas famílias”, pontuou.
O diretor-presidente da Agehab, Diego Zanoni, ressalta que a visita passou por três comunidades, Ouro Fino, Vitória e Santa Felicidade. Estas já são acompanhadas pela agência de habitação e outras atividades já foram realizadas nas regiões.
“Nós já levamos outros projetos, mas esses cursos buscam capacitar de acordo com as necessidades de cada comunidade. Dessa forma, as famílias acompanhadas pela Agehab podem procurar melhores oportunidades no mercado de trabalho”, ressaltou.
As visitas visam o diagnóstico das principais demandas das comunidades informais relacionadas à profissionalização, geração de renda, trabalho, inovação, empreendedorismo, educação ambiental, planejamento financeiro e familiar.
Já o secretário de Desenvolvimento, Cleriston Recalcatti, reforçou que a capacitação é necessária para ampliar o futuro da cidade. “Cada vez mais novas empresas chegam no município. Dessa forma é nosso dever capacitar as população, para que haja mão de obra especializada no município”, completou.