A prefeitura de Dourados, através da Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social), realiza amanhã (23), o Seminário Regional de Políticas Públicas LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Queer, Intersexuais, Assexuais e mais), no auditório do CAM (Centro Administrativo Municipal), em parceria com a Subsecretaria de Estado LGBT+ de Mato Grosso do Sul.
O Núcleo de Políticas Públicas LGBTQIA+ é responsável pela organização do evento que celebra o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, comemorado no dia 28 de junho. A coordenadora do Núcleo, Cláudia Rosa de Assunpção Pompeu, ressalta que o evento tem como objetivo fortalecer as políticas públicas voltadas para a comunidade.
“É importante falar sobre as articulações e implementações das políticas públicas LGBTQIA+, apresentar dados, tendo como norte as ações preventivas no Pacto MS+Amor, bem como oportunizar formação na temática de Gênero e Diversidade Sexual”, reforçou.
Este é o primeiro Seminário acerca do tema desde o fim da pandemia. “Nós tivemos um hiato de quase três anos na realização destas palestras, o que é uma perda para nossa comunidade. É preciso falar sobre a realidade LGBTQIA+ para não sermos esquecidos e buscamos reforçar essas ações este ano”, destacou Claudia.
O Núcleo de Políticas Públicas LGBTQIA+ realiza diversos atendimentos como acolhimento e aconselhamento, serviços de saúde, assistência social, educação, trabalho e emprego. Cerca de 30 pessoas são atendidas todos os meses pelo Núcleo.
O Núcleo tem atendimento de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 13h30, na rua João Rosa Góes, nº 395, Centro.