A prefeitura de Dourados, através da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) está realizando visitas a empreendimentos turísticos localizados no entorno rural do município e diagnosticando a potencialidade da atividade na cidade.
“Nós estamos fazendo o levantamento e mapeamento dos potenciais turísticos de Dourados. Após este trabalho estaremos realizando diagnóstico para desenvolver ações voltadas para este setor. Também estamos levando algumas informações voltadas ao Cadastur para fortalecer toda atividade turística rural da cidade”, explicou Rejane Sinaila Delvalle Morinigo, diretora do Núcleo de Turismo.
A ação está sendo desenvolvida desde o final de 2021. “O turismo promete ser um dos mais importantes setores produtivos na retomada da economia nacional pós-pandemia e Dourados vem se consolidando como pólo de investimentos do setor”, afirmou.
Cadastur
O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos, do Ministério do Turismo, é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor. É obrigatório para Meios de Hospedagem, Agências de Turismo, Transportadoras Turísticas, Organizadoras de Eventos, Parques Temáticos, Acampamentos Turísticos e Guias de Turismo-MEI (Microempreendedor Individual). Outras atividades podem ser cadastradas em caráter opcional.
O cadastro permite ao prestador atuar legalmente, de acordo com a Lei do Turismo, por meio da emissão do Certificado Cadastur, e também oferece benefícios aos cadastrados.