A prefeitura de Dourados, através da Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social), realizou nesta sexta-feira (1), a primeira edição do 'Ativa Idade'. A ação ocorre no dia em que é celebrado o Dia Internacional do Idoso e contou com atividades no Jorjão e no Ceper do 1º Plano.
A secretária municipal de Assistência Social, Elizete Gomes, explica que por conta da pandemia, muitas atividades realizadas com idosos precisaram ser suspensas, com a redução nos casos da doença e graças ao avanço da vacinação, esses serviços foram retomados.
“Nós desenvolvemos esse projeto para criar um dia especial com diversas atividades para a população idosa, que sofreu muito com a reclusão e o distanciamento durante esse período de pandemia. Com isso, chegamos ao resultado da ‘Ativa Idade’, com diversas atividades que trazem qualidade de vida para os idosos”, destacou.
A prática de atividades físicas para os idosos é muito importante para promover a sensação de bem-estar, fortalecer os ossos, melhorar o sistema imune e fortalecer os músculos, ajudando a caminhar melhor e a prevenir doenças como osteoporose, depressão e diabetes, por exemplo.
“Esses encontros para a prática de atividades físicas muitas vezes são os momentos em que o idoso tem para confraternizar e trocar experiências. Isso vai muito além de manter o corpo saudável, pois ajuda a mente e melhora a qualidade de vida”, ressaltou Elizete.
Dia Internacional do Idoso
A ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu em 1991 o 1ª de outubro como Dia Internacional do Idoso. O objetivo é sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, dando ênfase à necessidade de proteção e de cuidados para com essa população.