Escolas particulares que desejarem voltar com as aulas presenciais nos ensinos fundamentais e médios têm entre hoje (5), a 11 de novembro para entregar planos de biossegurança contra a Covid-19 ao Departamento de Vigilância Sanitária, da prefeitura de Dourados.
A publicação consta no Diário Oficial do município e específica alguns prazos como o de análise desses documentos, que será feito pelo Departamento, e deverão ser entregues a partir do dia 13.
A previsão de reabertas dessas unidades deve acontecer entre 16 e 23 deste mês, isto é, primeiro retornarão os alunos do fundamental, e depois do médio. Claro, que as aulas remotas precisarão ser mantidas, segundo o texto publicado.
“O retorno será gradual, com ocupação máxima de 30% da capacidade dos estabelecimentos; as instituições de ensino devem manter as aulas remotas, nos modelos atuais, para alunos cujos pais ou responsáveis optarem por não retornar às atividades presenciais no ambiente escolar”, menciona trecho da publicação.
Há também a previsão de capacitações dos profissionais, ou seja, “as instituições de ensino devem estabelecer cronograma de capacitação dos professores, funcionários e colaboradores em relação a todos os protocolos de biossegurança estabelecidos no Plano de Contenção de Riscos, observando-se que as capacitações devem prever, minimamente, os seguintes conteúdos: 1) higienização das mãos; 2) cuidados no uso das máscaras faciais não profissionais (aquisição, fabricação, uso, armazenamento, lavagem ou descarte, conforme orientações gerais de uso de máscaras faciais não profissionais publicado pela Anvisa, em de 3 de abril de 2020”, cita.
As escolas também deverão fazer a triagem dos casos sintomáticos, ficar atentos a sintomas da Covid-19, aferir temperatura, realizar a limpeza e desinfecção de ambientes e superfícies, e disponibilizar álcool em gel 70%, além de EPI (Equipamento de Proteção Individual).