Programa busca estimular diferentes pontos do cenário socioeconômico de Dourados; Foto: Divulgação/Assecom
A prefeitura de Dourados avança no projeto de implantação do Ecossistema Local de Inovação, que reúne, estimula e integra os diferentes pontos do cenário socioeconômico do município e da região. Na quinta-feira (5), houve na ACED (Associação Comercial e Empresarial de Dourados) uma reunião técnica para tratar do desenvolvimento das ações.
A agente municipal de Desenvolvimento, Elainne Peres, explica que no Ecossistema Local de Inovação diversos setores participam para desenvolvimento do projeto.
“Nossa principal finalidade é apoiar o desenvolvimento tecnológico e gerar um crescimento sustentável do município de Dourados. Na reunião, nós pudemos apresentar o CERTI (Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras) e o pacto para inovação que fortalece o município e promove o desenvolvimento tecnológico”, destaca.
Entre todas as cidades do Estado que estão desenvolvendo o plano para a implantação do programa, Dourados é pioneira e, com isso, avança de forma acelerada para a captação de investimentos, crescimento e geração de emprego e renda.
Além dos técnicos municipais, participaram da reunião representantes do SEBRAE, UEMS, IFMS, UFGD, EMBRAPA, IPEGE, ACED, SESI e SENAI.
Ecossistema de Inovação
O projeto foi lançado em setembro de 2020 e consiste em um amplo mapeamento do município de Dourados, com análise dos ambientes de inovação, das políticas públicas, do capital de investimentos em inovação e também da governança.
Após o mapeamento do ecossistema, foi estruturado o planejamento das ações. O relatório final contempla, dentre outros fatores, as vocações, potenciais, tendências, oportunidades, atores, vertentes do radar de inovação, pontos fortes e fracos, nível de maturidade, estratégias prioritárias e, ainda, um plano de ação para os próximos cinco anos.