O Procon de Dourados participou ontem (27), da Ação de Cidadania para Prevenção e Combate à Violência Contra Mulheres e Meninas. O projeto promovido pelo governo do Estado, por meio da Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para População Indígena e da Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres, e em parceria com a Prefeitura, desenvolve atividades na Escola Municipal Tengatui Marangatu, na Aldeia Jaguapiru.
A ação tem o objetivo de fortalecer as políticas de prevenção e combate à violência contra mulheres, crianças e adolescentes indígenas, que são as maiores vítimas de violência sexual e de crimes ocorridos no contexto de violência doméstica. Diversos serviços são oferecidos durante o dia. “Viemos ofertar atendimentos relacionados ao código de defesa do consumidor, orientar e esclarecer dúvidas sobre direitos”, explicou o diretor administrativo do Procon, Antônio Marcos Marques.
Segundo o subsecretário de Estado de Políticas Públicas para a População Indígena, Fernando Souza, tendo em vista que as aldeias estão localizadas em contexto rural e geralmente o acesso das vítimas, muitas das vezes ficam subnotificados por conta da dificuldade de acesso. “Entendemos que os esforços devem ser em conjunto para que tenhamos garantidos os direitos básicos ”, explica Souza.
Essa é a segunda ação realizada na Reserva Indígena de Dourados, que concentra predominantemente indígenas das etnias guarani e terena, totalizando cerca de 18.000 habitantes nas aldeias Bororó e Jaguapiru. Em setembro a Aldeia Bororó recebeu a primeira edição, como projeto piloto.