A prefeitura de Dourados, por meio da Semaf (Secretaria Municipal de Agricultura) e a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), está preparando um processo seletivo de até dez produtores rurais de pequeno porte para participação no projeto Renascer Peixe, a tramitação vai iniciar em junho.
O pré-projeto visa o fomento à cadeia da piscicultura no município com a aquisição de ração para peixe (tilápia) e equipamentos de manejo, via utilização de recursos financeiros repassados pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) do Governo do Estado, para o desenvolvimento de projeto durante 12 meses.
O valor cobrirá o subsídio parcial de insumos, isto é, ração estratificada em diferentes fases de desenvolvimento para um ciclo de produção de até 2.000 peixes por piscicultura selecionada; apoio logístico no transporte de ração; alevinos e peixes gordos; acompanhamento técnico periódico pela equipe técnica da SEMAF e UFGD; e capacitação de piscicultores por meio de palestras e cursos relacionados à cadeia da piscicultura.
O secretário municipal de Agricultura Familiar comentou sobre a importância do Renascer Peixe.
“Esse projeto vai aumentar a produção de peixes em Dourados, facilitar a retomada da piscicultura para pequenos produtores e ainda profissionalizá-los, pois vão receber várias capacitações e ajuda técnica. Outro fator importante é a integração do setor produtivo, governamental e acadêmico, gerando benefícios para as três esferas”, finalizou Ademar Roque Zanatta.