A prefeitura de Dourados, por meio da Semop (Secretaria Municipal de Obras Públicas), instalou 36 aduelas de concreto retangulares, que vão suportar um aumento do fluxo da água na construção da ponte sobre córrego Laranja Doce.
A obra de transposição liga o bairro Chácara dos Caiuás com o Anel Viário, também conhecido como Perimetral Norte. A estrutura da ponte é pré-moldada e foi licitada pelo município com recursos do Governo Federal e com contrapartida do município.
De acordo com o secretário municipal de Obras, Luis Gustavo Casarin, essa é uma ação conjunta para melhorar a infraestrutura do município. “Já havíamos iniciado a construção da drenagem para pavimentação. A construção da ponte é necessária para garantir a durabilidade da obra. Com isso, o Executivo trabalha em conjunto para garantir que a obra tenha o melhor andamento possível”, aponta.
Somente a ponte tem recurso de R$ 294.680,10, para transposição do córrego. A obra completa realizada na região será com drenagem, pavimentação, sinalização viária e calçamento.
Já foram executados na região, através deste contrato, mais de 146 bocas de lobo, que auxiliam no escoamento da água, evitam alagamentos e ainda 9 km de pavimentação nova.
A empresa responsável pela obra é a Planacon Construtora LTDA e foi orçada em R$ 2.738.965,39. Após o fim da obra, o Governo do Estado se comprometeu a asfaltar o trecho da ponte.
Devido às obras realizadas na região, condutores que desejam evitar transtornos podem optar por rotas alternativas, como a avenida Presidente Vargas ou a rua Hayel Bon Faker.