A prefeitura de Dourados agora tem parceria concreta com a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) para que os projetos acadêmicos e científicos trabalhados na instituição sejam cada vez mais presentes e ativos na vida do município, por meio da Extensão. O convênio que sela o acordo foi assinado nesta sexta-feira (2) pelo prefeito Alan Guedes e pelo reitor Jones Dari Goettert.
Em resumo, foi firmada uma proximidade maior para que os trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos, professores e pesquisadores da universidade, sejam de fato utilizados pela Prefeitura para o melhoramento nos diversos campos da administração.
O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cleriston Recalcatti, comentou que a cidade será bastante beneficiada com o convênio tendo em vista que o documento abrange vários setores sociais. “A gente chama de ‘guarda-chuva’ porque todos os cursos são contemplados e todas as áreas também. Saúde, educação, questão social, economia, segurança e muitas outras. Os projetos acadêmicos e científicos que podem ser trabalhados no município já ficam à disposição. E nós também podemos acionar a UFGD para construir nesse sentido”.
O reitor da universidade também ressaltou o acordo assinado nesta manhã e disse que o convênio, além de agregar melhorias em vários âmbitos, fortalece o papel ético da UFGD. “Representa a possibilidade concreta de uma parceria densa no que tange um conjunto de ações vinculadas à cultura, a educação e principalmente a prevenção de violências e outros problemas que temos na cidade. Em especial acho que é da conta da nossa relação importante com a sociedade e do nosso compromisso que é tanto acadêmico, universitário , mas fundamentalmente, ético com as populações que mais precisam”.
Também participaram da reunião e assinatura, o chefe de Gabinete da Reitoria, prof. Amilton Luiz Novaes; o pró-reitor de Avaliação Institucional e Planejamento, Etienne Biasotto; e a pró-reitora de Extensão e Cultura, Gicelda Chacarosqui.