De forma gradativa, a prefeitura de Dourados autorizou em edição suplementar do Diário Oficial desta quarta (18), a reabertura dos parques públicos e o esporte individual.
A autorização acontece após dois decretos de afrouxamento das medidas de biossegurança contra a Covid-19, mas que mantiveram os locais fechados desde março, quando começou a pandemia.
De acordo com a publicação, é obrigatório o uso de máscara durante a permanência nos parques, as aglomerações devem ser evitadas, manter o distanciamento social de, no mínimo, um metro e meio. A prefeitura também recomenda que os aparelhos de academia ao ar livre não sejam utilizados, bem como brinquedos, para isso, alegou “impossibilidade de higienização após o uso por cada indivíduo”.
Pessoas do chamado grupo de risco como idosos, grávidas, lactantes, crianças menores de cinco anos e portadores de doenças crônicas não devem frequentar os parques.
O texto recomenda que os espaços sejam usados para atividades individuais ou familiares como caminhadas, recreação individual. A realização de eventos como aulas coletivas de ginásticas, corridas em grupo, shows seguem proibidas.
“Recomenda-se aos visitantes autocuidado com a higiene pessoal (lavagem das mãos com água e sabão, uso de álcool 70%); os bebedouros deverão permanecer lacrados. Ficam normatizadas as regras de biossegurança para o retorno dos esportes individuais e coletivos: os locais de prática de esportes deverão exibir em local visível na entrada as informações acerca da Covid-19 e das medidas de prevenção; recomenda-se que se realize o registro diário de todos os usuários e colaboradores, informando os horários de entrada e saída dos locais de treinamento e competição, para controle, caso se verifique algum caso confirmado ou suspeito de Covid-19; recomenda-se que se verifique também no registro se tiveram contato com infectados e/ou pessoas com sintomas. Em caso positivo, deverão cumprir quarentena por 14 dias”, cita outro trecho do decreto.
Fazendo referência aos locais de treino e competição para atletas, o texto também prevê que sejam disponibilizados álcool em gel 70%, nos banheiros haja sabão líquidos e lixeiras com pedal.
No tópico ‘adequações para competições’, o decreto recomenda que reuniões e congressos sejam realizados por meio das plataformas virtuais, que se reduza ao mínimo as equipes técnicas que acompanham os atletas e praticantes, assim como os profissionais de imprensa, e sempre respeitando o distanciamento social, neste caso, de dois metros.