A prefeitura de Dourados, através da Semed (Secretaria Municipal de educação), assinou o contrato com 10 escolas conveniadas, ofertando 3 mil vagas na Reme (Rede Municipal de Ensino). O objetivo é atender a fila de espera da educação infantil.
As designações ocorrerão a partir da Central de Matrícula. “A partir de amanhã ligaremos para os pais e responsáveis que estão nessa fila de espera para direcionarmos para as conveniadas para efetivar a matrícula”, explicou a secretária de educação, Ana Paula Fernandes.
O prefeito Alan Guedes ressaltou a importância dada pela gestão à educação. A administração priorizou as ações para garantir o retorno das aulas da Reme. “Desde o início buscamos formas para diminuir os impactos e prejuízos dos alunos com a pandemia, pensando da educação, mas também, na saúde”, informou. A secretária lembrou ainda que as conveniadas estão ligadas a rede municipal e, por isso, os serviços da Semed também estão disponíveis às entidades escolares.
Quanto a modalidade de ensino adotada, cada unidade irá se organizar para atender da melhor forma, dentro da sua realidade. “Cada escola, cada diretor conhece sua comunidade. Uns se organizaram por aplicativo de mensagens, outros pelo classroom, outros por livro didático ou atividades impressas. Da mesma forma será com as conveniadas, cada escola vai definir sua forma de trabalho e os alunos que estiverem matriculados nessas unidades seguirão o que a escola determinar”, reforçou a secretária.
Retorno às aulas
As aulas do ano letivo de 2021 da Reme começaram nesta segunda-feira (1) de maneira remota. Os professores deram início às atividades na modalidade a distância, até que a situação de saúde, em razão da pandemia da Covid-19, seja estabilizada e o retorno presencial possa ocorrer com segurança para os alunos e os profissionais. Cada unidade montou um planeamento seguindo as necessidades da comunidade em que a escola está inserida. Os pais e responsáveis serão orientados pela direção e coordenação quanto a dinâmica das aulas.