A prefeitura de Dourados, por meio da Semc (Secretaria Municipal de Cultura), apoia a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) na realização do projeto Oficinas Culturais. Serão oferecidas duas oficinas, com 20 vagas, com as opções são curso de libras para iniciantes e oficina de literatura especialmente voltada para estudo das obras dos vestibulares com estudantes do ensino médio. A participação é gratuita.
Este ano, as oficinas acontecem no Tereré Hub e têm apoio do Ecossistema de Inovação de Dourados, polo tecnológico criado para o desenvolvimento e fomento de inovação na região.
O projeto Oficinas Culturais foi desenvolvido pela pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX/UFGD), oferece auxílio financeiro a estudantes de graduação e pós-graduação, incentivando sua participação como bolsistas no processo de criação artística e cultural e, ao mesmo tempo, proporciona o envolvimento, como público das oficinas, de estudantes, professores, técnicos administrativos e da comunidade externa.
As inscrições para seleção de bolsistas aconteceram em janeiro e fevereiro.
A UFGD tem posição estratégica em duas categorias, atuando como um Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI), por meio do ensino, pesquisa e extensão, e como Ambiente de Inovação (AI), através das Incubadoras: GDTEC (Incubadora Tecnológica), ITESS (Incubadora de Tecnologias Sociais e Solidárias) e EKOÁ (Incubadora de Grupos e Cultura da UFGD).