O prefeito Alan Guedes e a esposa, Kely França Guedes, participaram na manhã desta terça-feira (15), do lançamento do Projeto Bem Nascer Mato Grosso do Sul, que será desenvolvido no CAM (Centro de Atendimento à Mulher Enfermeira Ana Maria Carneiro), que fica na rua Salviano Pedroso – Jardim Água Boa. Foi entregue ao projeto uma máquina de ultrassom de última geração.
O Bem Nascer é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde que conta com apoio e comprometimento dos municípios para diminuir os casos de mortes de mães e crianças no Estado. Além de equipar os municípios, o projeto visa intensificar as consultas do pré-natal, fazer a estratificação de risco gestacional e fazer acompanhamento diferenciado da gestante de alto risco, em especial, as obesas e as hipertensas.
O secretário de Saúde, Waldno Lucena, aproveitou a oportunidade para anunciar a reforma do Centro de Atendimento à Mulher. “É uma satisfação muito grande estar aqui neste momento. O município fez a adesão ao projeto no início de dezembro, são 79 municípios do estado envolvidos. Além da entrega do aparelho, vamos receber também uma verba de custeio mensal que a administração vai direcionar ao CAM. O Centro vai ser reformado, nós já temos um projeto que vai ser viabilizado com a ajuda do Governo do Estado. Estamos muito felizes porque veremos a melhoria da nossa assistência. Quero parabenizar todos os servidores que se empenham todos os dias aqui na unidade. ”
A equipe técnica do CAM passou por treinamento para melhorar a qualidade dos atendimentos. O ultrassonografista, Eduardo José Dias Dutra, será o médico responsável por operar o novo equipamento de ultrassom. O CAM oferece exames e diagnósticos de US mama; US Obstétrico; S. Obstétrico c/ Doppler; S. Transvaginal; S. Pélvica; S Morfológico; Punção Aspirativa Por Agulha Fina; Vulvoscopia; Mamografia; Densitometria óssea; Preventivo; Colposcopia; Exerese pólipo; Cauterização. Ainda é possível fazer Planejamento Familiar; Pré natal de alto risco; Patologia cervical; Mastologia e os procedimentos de vasectomia e inserção de DIU.
A primeira-dama, Kely França Guedes é a madrinha em Dourados, convidada pela primeira-dama do Estado, Fátima Azambuja. “Estou muito feliz de participar desse projeto, é um trabalho lindo! Como mãe e com uma criança ainda pequena, sei como é difícil essa luta da grávida quando tem que fazer o ultrassom, todo o pré-natal. Nós temos uma ótima estrutura aqui no CAM, com excelentes profissionais. Estou aqui para o que precisar, estou à disposição”, declarou.
Segundo o prefeito, cuidar da atenção primária é uma das prioridades. “Fortalecer nossa saúde básica é fundamental e quando o dr. Waldno chegou no nosso time nós firmamos esse compromisso e eu vou cumprir. Esse projeto vai receber toda nossa atenção. Obrigado a todos os profissionais, coordenadores, ao Waldno por se empenhar para trazer melhorias a nossa saúde. E minha esposa, por aceitar esse desafio, já que ela não é da área da saúde, mas foi totalmente sensível e dedicada a entender e ajudar”, concluiu Alan.
Também estiveram presentes a coordenadora do Viva Mulher, Kelly Pretty; a coordenadora da Policlínica de Atendimento Infantil, Amanda Letícia Scherer; coordenadora da Rede de Atenção à Saúde, Mariana Faria Gonçalves; a coordenadora do CAM, Valquiria Espíndola dos Santos; o médico ultrassonografista, Eduardo José Dias Dutra e a vereadora Daniela Hall.