A prefeitura de Dourados, por intermédio do Procon (Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor), produziu uma pesquisa com 29 itens da cesta básica. A diferença de preços entre os estabelecimentos com o menor e maior valor é de até 28%. Doze supermercados participaram deste levantamento.
De acordo com o diretor-administrativo do Procon, Antônio Marcos Marques, foram encontrados 13 produtos com diferença superior a 100%. “Esse comparativo foi produzido entre os estabelecimentos que apresentaram o menor e o maior preço. Entre os produtos que apresentaram essa diferença estão sabonetes, café, bolacha água e sal, sabão em pó, erva mate e o fubá”, pontua.
Os produtos apresentaram variação significativa de um estabelecimento para outro, em que a margarina 500 gr teve diferença de 281%. Já o extrato de tomate 350 ml registrou diferença de 269%. O sal 1 kg teve diferença de 151% entre o menor e o maior preço e o creme dental 90 gr apresentou diferença de 205%.
Se comparado com a pesquisa produzida no mês de abril de 2021, houve ligeiro aumento de 0,2%. O arroz teve aumento de 1,1 % de abril para maio. O Procon alerta que o consumidor deve ficar atento às especificações contidas na embalagem: prazo de validade, composição e peso líquido do produto.