Quem passa pela avenida Marcelino Pires, percebe que a via está um poco mais brasileira nos últimos dias. A via ganhou decoração com faixas nas cores verde e amarelo em alusão ao Bicentenário da Independência. Além disso, a praça Antônio João, que já está com a Chama da Pátria, também ganhou toque diferente, principalmente à noite, com iluminação especial alusiva às comemorações. A decoração é realizada pela Prefeitura de Dourados, por meio da Semc (Secretaria Municipal de Cultura).
O responsável pela ornamentação da Semana da Pátria é chefe da pasta da Cultura, Francisco Rosseti Chamorro, o Kinho. Ele destaca que a iluminação característica na Praça Antônio João traz ainda mais destaque para o período de comemorações no período noturno. Ainda de acordo com o secretário, a decoração na principal avenida que servirá de cenário para o Desfile da Independência agrega ainda mais para essa data marcante do país.
“O 7 de Setembro é importante, justamente por acolher um dos principais acontecimentos da nossa história. A ornamentação em verde amarelo no trajeto traz a tona esse espírito cívico”, comenta .
O Desfile da Independência volta a acontecer em Dourados após pausa de dois anos por conta da pandemia de covid-19. Mais de 50 entidades militares e civis devem passar pela avenida Marcelino Pires no trajeto de cerca de um quilômetro, entre as ruas Firmino Vieira de Matos e Hayel Bon Faker. O palanque de autoridades estará na Praça Antônio João e a população está convidada a prestigiar o evento durante todo o percurso.
Segundo o prefeito Alan Guedes, o ato será especial justamente por marcar o retorno das comemorações no município. “Estamos com a melhor expectativa possível. É o ano que marca o bicentenário da Independência, o Exército está preparando uma parada militar com muito mais gente e equipamentos. Tenho certeza que vai ser um grande desfile”.