Nos 86 anos de emancipação política do município de Dourados, além de presente, a Polícia Militar através de suas unidades, participou ativamente de sua história.
A “cidade modelo” assim como é conhecida, hoje é uma metrópole financeira e cultural, mas ainda com aquelas “notas” e sentimentos interioranos.
O município é polo universitário, polo de saúde, polo comercial, polo industrial e ainda um polo de turismo voltado ao agronegócio.
A capital do interior possui uma população flutuante de aproximadamente 300 mil pessoas, tendo uma população de 230 mil habitantes.
Polícia Militar
A Polícia Militar atualmente tem sua ação no município de Dourados com duas duas unidades de policiamento e ainda um grande comando de área - Comando de Policiamento da Área 1.
O 3º Batalhão da PM, comandado pelo tenente-coronel Helbert Davyson Romeiro de Souza é responsável pelo policiamento na área leste da cidade e ainda os distritos de Vila Vargas, Panambi, Vila Formosa Vila São Pedro e Indapolis.
Já a 9ª Vompanhia Independente da PM, atualmente é comandada pelo tenente-coronel Rodrigo Alex Potrich e responsável pelo policiamento da área oeste da cidade e ainda o distrito de Itahum.
O IDH de Dourados, conforme IBGE 2010 está em 0,747 o que é considerado alto.
Dourados hoje é a maior cidade do interior do Mato Grosso do Sul, a 9ª maior da Região Centro-oeste, tendo o maior colégio eleitoral fora da capital do estado.
86 anos de história
Em 1870, com o término da Guerra do Paraguai, iniciou-se um povoamento mais efetivo nessa região, que foi percorrida também pelos espanhóis e bandeirantes em busca de riquezas naturais. Em 1884, formou-se o povoado de São João Batista de Dourados, próximo ao Rio Dourados.
Em 1909, cerca de 50 pioneiros (destacava-se nesse grupo Marcelino Pires, Januário Pereira de Araújo e Joaquim Teixeira Alves) que iniciam um trabalho apoiado na criação de um patrimônio. Pela da Lei nº 658, de 15 de junho de 1914, Dourados é elevado a distrito do município de Ponta Porã, e sua abrangência incluía os dois distritos policiais existentes na época (que foram criados em 1910).
Foi aí que surgiu o Distrito de Paz. Nessa época algumas pessoas já haviam fixado residência com suas famílias na região.
A vila se desenvolvia quando, pelo decreto estadual de nº 30 de 20 de dezembro de 1935, foi oficialmente criado o município de Dourados, sendo desmembrado de Ponta Porã em 22 de janeiro de 1936.
Seu primeiro prefeito nomeado foi João Vicente Ferreira. Em 13 de setembro de 1943 foi criado o Território Federal de Ponta Porã pelo presidente Getúlio Vargas, que abrangia os municípios de Dourados, Porto Murtinho, Miranda, Nioaque, Bela Vista, Ponta Porã, Maracaju e Bonito (sendo Ponta Porã sua capital). Este durou apenas três anos (1943 a 1946), sendo reintroduzido ao estado de Mato Grosso em 7 de janeiro de 1947.[21]
Em 11 de outubro de 1977 Dourados passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul.
A Polícia Militar de Dourados saúda nossa cidade modelo pelos 86 anos de história, renovando o compromisso em bem servir e proteger nossos cidadãos e seu patrimônio.