Na manhã desta quinta-feira (6), o comando do 3º Batalhão de Polícia Militar divulgou os números dos trabalhos desenvolvidos no decorrer do ano de 2021.
Os dados foram retirados de planilhas estatísticas confeccionadas através das seções administrativas do 3º BPM. Através de um trabalho minucioso foram coletados os dados dos boletins de ocorrências lavrados diariamente durante o serviço policial militar.
Esses dados foram computados e lançados diariamente nas planilhas, e posteriormente foram usados como comparativo e demonstrativo da evolução do serviço realizado pelas equipes operacionais que fazem parte do efetivo do 3º Batalhão de Polícia Militar.
Resultados positivos
Através desses dados foi possível visualizar em números o resultado do excelente trabalho desenvolvidos pelas equipes operacionais da Força Tática, Grupamento Tático Especializado Motorizado, Radiopatrulha, Canil, Pelotão de trânsito e Polícia Comunitária.
Juntas essas equipes somaram um montante de mais 26 mil pessoas abordadas e mais 13 mil veículos vistoriados.
Durante o ano de 2021 o total de 1.157 pessoas foram conduzidas até o plantão de Polícia Judiciária, pelo cometimento de diversos crimes, como furto, roubo, violência doméstica, tráfico de drogas, entre outras. Foram recapturados 95 foragidos da justiça, tirando de circulação indivíduos noviços a sociedade.
As equipes policiais juntas realizaram a apreensão de 20 armas, tirando o poder de fogo das mãos de pessoas não especializadas e inaptas para realizar o uso de tal armamento.
Foi realizado ainda a recuperação de 51 veículos produtos de roubo ou furto, dando assim uma resposta positiva para a sociedade devolvendo tais veículos aos seus reais proprietários.
Já no quesito trânsito, foram realizadas diversas blitz com foco no trabalho educativo e preventivo, foram lavrados um total de 4.627 autos de infração de trânsito para condutores que cometeram algum tipo de irregularidade.
Nesse período cerca de 1.400 veículos que estavam em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro, alguns até mesmo sem condições de uso, foram removidos e encaminhados até o pátio da 13ª CIRETRAN Dourados.
Durante todo o ano de 2021 foram realizadas pelos policiais militares do 3º Batalhão de Polícia Militar 441 operações policiais, ações essas com o intuito de potencializar o serviço policial militar, diminuindo o índice de crimes e aumentando a sensação de segurança para toda a população.
Através de planejamento e trabalho ostensivo, as equipes policiais apreenderam mais de meia tonelada de drogas, dando um prejuízo milionário para os cofres do tráfico. Também foram apreendidos quase 2 mil pacotes de cigarros contrabandeados do pais vizinho Paraguai.
OCOP - Plano de Obtenção de Capacidade Plena
Parte dos resultados positivos adquiridos no ano de 2021 se deram através da execução de operações policiais e também da implantação da previa do plano OCOP.
Com um salto gigantesco na estratégia de policiamento a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul lançou o programa OCOP, que se trata do plano de obtenção de capacidade plena.
Nessa estratégia policial a cidade é dividida em diversas áreas, e dentro dessas áreas são distribuídas uma quantidade x de viaturas, e essas viaturas compostas por no mínimo dois policiais atendem as ocorrências desta área limitada.
O intuito desse programa é otimizar o atendimento de ocorrências e diminuir o tempo resposta ao atendimento das ocorrências geradas pelo CIOPS através do telefone 190. Esse programa já tem gerando bons frutos na capital Campo Grande.
Em Dourados o 3º Batalhão de Polícia Militar também abraçou a ideia do OCOP, e no segundo semestre de 2021 foi implantado na cidade de maneira experimental a prévia desse plano.
Trabalhando com o efetivo disponível, foi necessária uma estratégia por parte da gestão para conseguir a mão de obra necessária para colocar em prática o OCOP.
Foi usado para isso os policiais que realizam as funções administrativa na sede do 3º BPM, e através de escalas extras de serviços, esse efetivo foi para as ruas e executou de maneira exemplar as previas desse programa.
E como já era esperado os resultados foram além dos previstos, além de uma diminuição do tempo resposta para o atendimento das ocorrências, a fila de espera para atendimento foi zerada. Com isso todos as pessoas que necessitaram de atendimento, foi de forma rápida e sucinta atendida pela PM e tendo suas solicitações atendidas.
A previsão para esse ano que se inicia é que o trabalho realizado terá continuidade, com estimativa de superação dos números atuais com a realização de operações e com implantação definitiva do OCOP.
A equipe policial do 3º BPM continuará realizando com seriedade e isonomia o trabalho policial militar, entregando um serviço de excelência, combatendo a criminalidade e promovendo um aumento a sensação de segurança a toda a sociedade.