Mitãngwe ñemombe'u – Histórias da Criançada é um projeto desenvolvido pela Associação Cultural O Casulo
Durante toda a primeira semana de março (1 a 7), cerca de 10 crianças da Aldeia Jaguapiru participaram das Oficinas do projeto Mitãngwe ñemombe'u – Histórias da Criançada, desenvolvido pela Associação Cultura O Casulo junto ao Espaço Mbo´eróy, a casa de ensino onde a anciã Floriza de Souza, mestra da cultura indígena kaiowá, se dedica à preservação e ensinamentos da cultura tradicional para as crianças da comunidade.
A primeira oficina, “Palavras de Kuña Poty Rendy´i - a Mulher da Flor Brilhante”, foi um momento de contação de histórias para as crianças. A segunda oficina, “Criação e manipulação de Teatro de Papel”, partiu da exibição da cena curta “Pyru´ã – a flor do centro da terra”, disponibilizando os materiais para as crianças criarem os seus próprios personagens e aprenderem a manipulação dos seus objetos de papel. A proposta pedagógica foi que as crianças pudessem recontar as histórias aprendidas com Floriza de Souza, através do teatro de papel e em sua língua materna, o Kaiowá.
As duas oficinas foram acompanhadas por uma equipe de duas cineastas que fizeram o registro audiovisual dos processos de formação e apresentação. Uma das cineastas é Thaila Cabreira da Silva, que reside da Aldeia Jaguapiru e atua como agente cultural em sua comunidade.
Tradução e edição
A etapa seguinte do projeto é composta pela transcrição e tradução do material gravado nas duas oficinas, em conjunto com o projeto Literatura Oral Kaiowá e Guarani, desenvolvido no Casulo Espaço de Cultura e Arte. O projeto é constituído por um grupo de pessoas, na maioria indígenas falantes da língua guarani-kaiowá, com a intenção de aproximar as gerações mais velhas das mais jovens, de modo a achar um mecanismo de valorização das pessoas portadoras de saberes tradicionais frente às novas gerações e à sociedade não indígena.
Exibição e disponibilização
A terceira etapa do Mitãngwe ñemombe'u – Histórias da Criançada será realizada e abril, e consiste na apresentação e disponibilização do resultado do projeto, com a exibição audiovisual do teatro de papel (resultado das oficinas) no espaço de aprendizagem da liderança Floriza de Souza. Também será exibido o vídeo “Pyru´ã - a flor do centro da terra”, na escola indígena Tengatui, e todo o conteúdo será disponibilizado via link para as demais escolas indígenas da aldeia Jaguapiru.