Foi inaugurada nesta sexta-feira (6) pela Diretoria da OAB 4ª Subseção de Dourados o novo parlatório da PED (Penitenciária Estadual de Dourados). Para dar mais conforto a atuação da Advocacia criminal, o número de cabines de atendimento dobrou e foi criada também uma sala de espera, que leva o nome do advogado criminalista Isaac de Barros.
Além disso, pintura nova, forro, piso cerâmico, sistema de climatização, novos aparelhos de interfone, novas cadeiras e portas para maior privacidade e respeito às prerrogativas da Advocacia são as principais mudanças que deram ‘cara nova’ ao parlatório e fizeram com que hoje a PED tenha uma das melhores estruturas da OAB dentro de uma penitenciária no Estado de Mato Grosso do Sul. A reforma e ampliação foram realizadas em parceria com a Penitenciária.
Para o presidente da Comissão da Advocacia Criminal, Fellipe Penco, a reforma e a ampliação no Parlatório de atendimento, na PED, torna o momento ímpar para Advocacia douradense, uma vez que, toda essa mudança garante que os advogados possam exercer sua profissão com dignidade e conforto, além de garantir o pleno exercício da defesa.
“A princípio seria apenas a reforma das duas cabines de atendimento, porém, com a colaboração de toda direção da Penitenciária, reconhecendo a importância do atendimento e, demostrando respeito aos advogados, nos auxiliou para além da reforma, superando a expectativa, ampliar para quatro cabines de atendimento e uma sala de espera”, destacou Fellipe.
O Presidente da OAB Dourados/Itaporã, Alexandre Mantovani, comemorou a entrega. “Estamos felizes com essa obra que dá mais dignidade ao trabalho da advocacia criminal. Essa ampliação e reforma garantem condições adequadas para os colegas exercerem sua atividade profissional. Também merece destaque e reconhecimento a administração penitenciária na pessoa do Diretor Antônio José dos Santos e do policial penal Jackson Bendassolli que foram nossos parceiros na obra”, destacou Mantovani.
O Secretário-Geral Beto Teixeira destacou que a gestão da OAB vem inaugurando várias obras nesses últimos anos para garantir dignidade nas demandas de trabalho da classe. "Estamos tentando de todas as formas facilitar o trabalho dos colegas advogados, procurando oferecer ambientes condizentes com as suas necessidades e funções”, destacou.
Sobre Isaac de Barros
A sala de espera anexa ao parlatório da PED leva o nome do saudoso Advogado criminalista e também jornalista Isaac de Barros. Tornou-se muito conhecido por suas atuações no Tribunal do Juri.
Isaac foi o primeiro jornalista formado em Dourados, pela faculdade de Comunicação Cásper Líbero, em São Paulo. Após a conclusão em comunicação, o jornalista cursou a faculdade de Direito, sendo também, pioneiro a ingressar na Ordem dos Advogados do Brasil, na Subseção de Mato Grosso (OAB-MT).