A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) esteve em Dourados para acompanhar as políticas de enfrentamento à Covid-19 no município. Em uma reunião na manhã desta quinta-feira, Rodrigo Said, conselheiro nacional da OPAS, elogiou as políticas de enfrentamento adotadas.
“O lockdown foi uma decisão acertada, sabemos das dificuldades que é fazer essa escolha, mas ela foi muito importante e necessária”, pontuou Said.
“Também vimos como um grande acerto a decisão de colocar um médico da família a frente da Secretaria, além de deixar um profissional experiente na coordenação da imunização. A vacinação também está muito adiantada e a escolha de seguir o calendário por idade, com o novo drive, tudo isso soma para que a população seja melhor assistida”, completou.
Junto com representantes da atenção primária do Ministério da Saúde, um grupo de profissionais acompanhou a equipe de saúde para analisar e propor junto a Sems (Secretaria Municipal de Saúde) ações que visem melhorar o atendimento nas diferentes frentes de combate ao novo coronavírus.
“Estamos com essa missão no Mato Grosso do Sul, visitando a região e quero elogiar a forma como o município de Dourados tem conduzido suas ações, a decisão de reforçar a atenção primária é excelente, preparar essas unidades de saúde para que recebam o paciente com os sintomas”, destacou Said.
O prefeito Alan Guedes agradeceu a parceria e ressaltou a importância da OPAS na troca de conhecimento com experiências bem-sucedidas. “Quero agradecer esse comitê que contribui com o trabalho que implementamos em Dourados, para que o atendimento seja melhor, seja ofertado com qualidade, mesmo em meio às dificuldades que enfrentamos com o grande fluxo. Quem vem de fora, vem com um olhar diferente e isso só tem a somar para nossa população”, declarou Alan.
Os vereadores Marcelo Mourão, Liandra Ana Brambilla e Daniela Hall, também estiveram presentes. Na ocasião, Daniela reforçou a importância de saber dos avanços da saúde municipal. “Estamos felizes e esperançosos de que conseguiremos, o quanto antes, sair dessa crise que é uma realidade em todo país. E feliz ainda em saber que o pensamento da administração está alinhado às demandas que nós recebemos na Câmara também, um dos pontos levantados aqui, sobre pensarmos em um atendimento direcionado aos pacientes que enfrentaram a doença, com uma equipe multidisciplinar é um desejo da prefeitura, da população e também uma sugestão da OPAS, esse alinhamento é fundamental”, relatou a parlamentar.
Um relatório final será apresentado pela OPAS para a Secretaria Municipal de Saúde para apontar as ações efetivas e sugerir soluções em pontos que podem ser ajustados.